Conhecer os seus concorrentes é fundamental. Nesta semana, nós do Blog Agência CWS vamos conversar sobre porque fazer Análise de Concorrência, e como você pode utilizar essa prática tão comum do mercado ao seu favor.
Caso você não tenha lido ao primeiro artigo da nossa trilogia sobre o tema, basta clicar no link abaixo. Boa leitura!
O que o seu concorrente anda fazendo?
Quem nunca, em algum momento, não visitou o site ou as redes sociais de algum concorrente para ver o que ele anda fazendo? Para quem tem uma empresa, essa estratégia é conhecida como Análise de Concorrência e pode ser feita de diferentes maneiras.
Porém, há muito o que se explorar nessa prática, indo além de simplesmente visitar sites e redes sociais. É possível fazer uma análise estratégica e sistemática.
Por que fazer análise de concorrência?
Dentre as principais vantagens da análise de concorrência, podemos destacar:
– Entender o atual cenário competitivo do mercado;
– Descobrir como a sua empresa está posicionada em relação aos concorrentes;
– Listar pontos de melhoria em todas as esferas da sua empresa;
– Fortalecer a sua marca no mercado e encontrar novas oportunidades;
– Identificar e explorar o diferencial da sua empresa.
A ideia é simples: analisar o que as outras empresas andam fazendo, identificar quais estratégias estão dando certo para elas e inserir em sua própria empresa as que mais fazem sentido para você.
Muitas pessoas se perguntam se essa abordagem é correta. A resposta é sim, sendo algo totalmente necessário e incentivado por grandes empresários e experts no assunto.
Como fazer análise de concorrência
Para encerrar nossa trilogia de artigos com chave de ouro, na próxima semana iremos colocar em prática tudo o que conversamos até aqui. Saiba como fazer análise de concorrência em sua empresa, além de ferramentas muito úteis para auxiliar nessa missão. Até lá!