WhatsApp da Agência CWS

Análise de Concorrência: Conheça a sua empresa

Nesta semana, nós do Blog Agência CWS vamos dar início a uma nova trilogia de artigos. Análise de Concorrência: Conheça a Sua Empresa é o primeiro de três artigos que darão uma geral sobre a importância, por que fazer, ferramentas de auxílio e como fazer análise de concorrência na sua empresa. Sem mais delongas, vamos começar?

A importância da Análise de Concorrência

Todas as empresas ou negócios, independente do seu porte, precisam fazer análise de concorrência. Em prática, você terá a oportunidade de encontrar um diferencial que agregue maior valor à sua marca, além, é claro, de aumentar as vendas.

Dentre as principais vantagens dessa estratégia, podemos destacar:

– Atrair mais clientes;

– Melhorar o relacionamento com o seu público;

– Possibilitar uma visão mais global do negócio;

E manter a sua empresa atualizada com o mercado. Em outras palavras, descubra o que o seu público-alvo anda gostando, desgostando, e quais pontos você precisa melhorar.

Conhecendo a sua empresa

Existem 2 tipos de análise de concorrência: a direta e a indireta. A direta refere-se às empresas com os mesmos produtos e serviços que você oferece, enquanto a indireta são todas as demais empresas que não oferecem o mesmo tipo de produto; porém, em ambos os casos as empresas possuem como alvo o mesmo público do seu negócio. Vamos às dicas:

1. Primeiros dados a coletar

De nada adianta analisar a concorrência se você não tiver pleno conhecimento sobre a sua própria empresa, não é mesmo? Verifique se a sua empresa presta um bom serviço, a qualidade dos produtos, se clientes e fornecedores estão satisfeitos. Em suma, colete dados sobre toda a estrutura de funcionalidades e soluções oferecidas por sua empresa.

2. Identifique os reais concorrentes

Colocar-se no lugar do seu cliente é fundamental para esta dica. Identifique as características de cada um dos seus concorrentes, entenda as necessidades dos seus clientes e as expectativas em relação ao seu produto. O intuito é fazer um levantamento para saber o que fazer para a sua empresa se diferenciar da concorrência.

3. Encontre o seu diferencial

Já que tocamos no assunto, qual o diferencial da sua empresa? Prazo de entrega? Qualidade dos produtos? Condições de pagamento? Programa de fidelidade? O diferencial competitivo deve estar ligado à inovação. Em outras palavras, é a sua empresa ofertando um produto que os seus concorrentes não conseguem oferecer com a mesma facilidade.

4. Encontre os pontos de fragilidade dos concorrentes

Por fim, é importante analisar os pontos de fragilidade das empresas concorrentes. Essa análise tem a finalidade de entender o que motiva o seu público-alvo a comprar com outras marcas e não com você. Com esses dados, é possível melhorar os seus pontos fracos para atrair novos potenciais clientes.

E no segundo artigo do nosso especial, vamos conversar sobre o por que fazer Análise de Concorrência. Ate lá!

Esperamos que este artigo seja sido útil a você, querido(a) leitor(a). Semana que vem estaremos de volta. Deixe o seu comentário ou pitaco, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Sobre a Agência CWS

Contamos com as melhores soluções em: Criação de Sites, divulgação em Redes Sociais e Google Adwords, Manutenção de Websites, Fotografia, desenvolvimento de E-Commerce e criação de conteúdo escrito para blogs. Solicite um orçamento hoje mesmo clicando no botão abaixo e seja atendido(a) rapidamente por um de nossos atendentes:

[button text="Solicite um Orçamento CWS" radius="10" link="https://agenciacws.com.br/orcamento/" target="_blank"]

Deixe um comentário