WhatsApp da Agência CWS

WhatsApp: Como usar as respostas automáticas

O WhatsApp (principalmente em sua versão Business) tem se consolidado como um dos meios preferidos para atendimento ao cliente. É fácil, intuitivo, e uma ferramenta que a grande maioria das pessoas possui em seus celulares smartphones para se comunicar no cotidiano.

E uma das facilidades do WhatsApp é a possibilidade de utilizar respostas automáticas, o que é excelente para não perder nenhum contato. Quer saber mais a respeito? Venha conosco do Blog Agência CWS para mais um artigo muito especial para você.

Como as respostas automáticas funcionam?

Com esta ferramenta, você pode criar mensagens pré-definidas pela sua empresa a serem disparadas nas mais variadas situações. Pode ser quando alguém entra em contato após o horário de funcionamento, ou quando por alguma razão você está ausente, ou apenas uma saudação a quem entrar em contato, passando informações pontuais.

Esse tipo de mensagem traz diversos benefícios. Além de passar uma imagem de transparência, melhora a experiência do usuário (algo tão importante nos dias de hoje) e fortalece a relação entre empresa e cliente. Afinal de contas, não há nada pior do que entrar em contato com uma empresa e não obter uma resposta rápida, não é mesmo? A sensação de estar sendo ignorado(a) é o suficiente para a sua empresa perder clientes em meio a um cenário online tão concorrido.

3 dicas de como criar uma boa resposta automática no WhatsApp

1. Atenção aos erros gramaticais

A intenção de atender a todos os contatos com uma resposta automática é boa, mas se o fizer com uma mensagem com erros gramaticais e de digitação, além de prejudicar o entendimento da mensagem pelo leitor, pode passar uma imagem de desleixo. Evite emojis ou um tom mais cômico. Mantenha uma linguagem profissional e de acordo com as características da sua marca.

2. Oriente o(a) cliente

Não basta atender ao cliente com uma mensagem automática, é preciso ter em mente os próximos passos do atendimento. Mostre que você se preocupa com o tempo do(a) cliente e ofereça orientações claras, tais como o número de um canal secundário que irá agilizar o atendimento, ou passando um horário em que você poderá assumir o atendimento.

3. Invista em um conteúdo relevante

Agregue mais valor à sua mensagem automática com recursos como datas e horários, links úteis, imagens, vídeos e conteúdos relevantes. Quem entrar em contato com você via WhatsApp deve ser recebido(a) de forma carinhosa e obter o máximo de informações possíveis.

Como ativar as respostas automáticas

Basicamente, existem duas formas:

WhatsApp Business

Esta dica vale para Android e iOS:

– Encontre o menu no canto superior da tela;

– Vá em “Configurações” e, em seguida, “Ferramentas de mensagem”;

– Pronto! Aqui, você terá acesso a todas as opções de como configurar a sua resposta automática. Há também as mensagens rápidas, que não possuem a mesma complexidade das respostas automáticas, mas que são ótimas para oferecer informações para responder a perguntas rotineiras feitas à sua empresa.

WhatsApp Business API

Indicado para empresas que possuem um volume maior de mensagens, essas soluções se conectam ao seu WhatsApp e oferecem uma variedade de recursos. É possível personalizar as suas respostas automáticas ao máximo, como a possibilidade de incluir vídeos, GIFs, PDFs, mensagens de áudio, imagens, entre outros. Existem diversas API disponíveis no mercado. Abaixo, separamos 3 para você. Basta clicar nos links e conhecer sobre cada uma delas!

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Esperamos que este artigo seja sido útil a você, querido(a) leitor(a). Semana que vem estaremos de volta. Deixe o seu comentário ou pitaco, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

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