Já faz algum tempo que o Google vem anunciando drásticas mudanças em seus algoritmos de pesquisa, com novas métricas de ranqueamento com a remodelação do chamado Google Page Experience (Experiência da Página). A mais nova atualização do Google ganhou o nome de Page Experience Update, foi anunciada em 2020, já está em curso e a tendência é que até o fim deste ano (2021) as novas regras estejam em vigor. Diante disso, chegou a hora de saber tudo sobre as mudanças do Google Page Experience e como elas impactam diretamente a todas as empresas que possuem um website na internet.
Venha conosco do Blog Agência CWS para uma trilogia de artigos dividida da seguinte maneira:
– Nesta semana, daremos uma geral sobre as principais métricas de ranqueamento utilizadas pelo Google.
– No segundo artigo, falaremos sobre outras mudanças que englobam o Page Experience Update, tais como: destaque a conteúdos não AMP, selo de boa experiência Google, e profundas mudanças no Google Search Console e como isso impactará principalmente a e-commerces e agências de marketing digital.
– Encerrando nossa trilogia, daremos dicas de tudo o que você precisa para deixar o seu site ou e-commerce devidamente dentro das mudanças do Google Page Experience.
Novas métricas de ranqueamento
As métricas de ranqueamento do Google formam o chamado Core Web Vitals (Métricas Essenciais da Web), que servem para avaliar o desempenho de uma página da web. São essas métricas que formam o Google Page Experience, e elas são medidas ao longo de um período de 28 dias, com base nas visitas ao site. Quando um determinado site é bem classificado com essas métricas, ele acaba tendo uma vantagem em relação aos concorrentes nas páginas de pesquisa do Google.
Os principais Core Web Vitals:
FID (First Input Delay)
Ajuda a medir a primeira impressão de um visitante a um site, utilizando critérios como capacidade de resposta e interatividade.
LCP (Largest Contentful Paint)
Mede o tempo de renderização do maior elemento de conteúdo visível de um site, que pode ser a maior imagem ou bloco de texto visível na janela de visualização exibida.
CLS (Cumulative Layout Shift)
O deslocamento cumulativo de layout mede a frequência com que os usuários se deparam com inesperadas mudanças no layout de um site enquanto navegam. Um exemplo clássico é quando clicamos em um botão e a posição desse botão se move porque o layout também se moveu. Além de irritante, esse detalhe acaba impactando negativamente na experiência do usuário.
Mobile-friendly
Um dos pontos mais importantes das atualizações do Google. Os sites responsivos e adaptados para dispositivos móveis (como smartphones e tablets) já estão sendo levados em conta nos resultados de pesquisa. Isso significa que um website mais desatualizado, com layout ultrapassado e sem versão mobile, não terá a mesma visibilidade que um site moderno.
Pop ups intrusos
Uma das coisas mais chatas é se deparar com pop ups intrusos em um site, obrigando o usuário e ficar fechando pop ups ao invés de navegar pelo site em questão. Se o seu site abusa dessa fórmula, tome cuidado, pois as atualizações do Google Page Experience prometem penalizar sites abusivos.
Navegação segura e HTTPS
A segurança de um site precisa ser levada a serio, principalmente para e-commerce e sites que utilizam bancos de dados de usuários e senhas. Aqui, o Google mede sites livres de conteúdo suspeito e malware, além de ranquear melhor sites que utilizem a camada de segurança HTTPS, onde os dados trocados entre website e usuários são protegidos por criptografia.
As consequências de não seguir as novas regras
Os sites que não estiverem de acordo com as atualizações de algoritmos do Google correm o sério risco de caírem na classificação de pesquisa. Com o tempo, esses sites perderão engajamento, transações monetizáveis e conversões. Em outras palavras, se você tiver uma empresa e o seu site não estiver de acordo com as novas regras do Google, você passará a ter prejuízos como a perda de clientes e a dificuldade de converter novos clientes. Para piorar o cenário, os seus concorrentes poderão ganhar mais visibilidade no Google, levando muitos clientes em potencial a comprarem com eles.