WhatsApp da Agência CWS

O que é Inbound Marketing e como surgiu?

Nesta semana, o Blog Agência CWS vai iniciar uma trilogia de artigos sobre este poderoso conjunto de estratégias de marketing online que é o Inbound Marketing. A princípio, vamos explicar o que é Inbound Marketing e como ele surgiu. Vamos lá?

Atraia e prospecte clientes

A principal diferença do Inbound Marketing para o marketing convencional é que o primeiro explora os principais canais online para prospectar clientes: redes sociais, blogs, WhatsApp Business, mecanismos de busca, entre outros. A sua principal missão é oferecer conteúdo relevante que possa prospectar novos clientes através de uma maneira mais dinâmica.

No marketing tradicional, a empresa vai atrás do cliente. Já no Inbound Marketing, ocorre o contrário. Para tanto, ações com o objetivo de atrair são executadas. Uma vez que um potencial cliente é atraído, tem início todo um trabalho de relacionamento, utilizando conteúdo autoral e personalizado para tentar converter esse potencial em cliente.

Como nasceu o Inbound Marketing?

O termo Inbound Marketing pode ser definido como “marketing de atração” em tradução livre. Esse conceito surgiu nos anos 2000, nos Estados Unidos, e se popularizou quando a dupla Brian Halligan e Dharmesh Shah publicou o livro “Inbound Marketing. Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs”, publicado em 2010.

O sucesso do livro foi tanto que o Inbound Marketing passou a ser adotado por empresas do mundo todo. Os ótimos resultados ajudaram a fortalecer o conceito no decorrer dos anos, tornando-se em uma estratégia de marketing quase obrigatória nos dias de hoje.

Por isso, é extremamente importante gerar conteúdo relevante, original e dinâmico, tais como:

Blogs

Um dos pilares mais importantes do Inbound Marketing, o Blog é um espaço para a empresa publicar textos voltados para seu público-alvo. Ao abordar temas relevantes, cria-se identificação com os leitores e humaniza a marca, aumentando as chances de conversão. Portanto, antes de iniciar a sua estratégia de Inbound Marketing, inicie um blog, publique artigos, crie uma primeira leva de conteúdo a fim de sua campanha ter mais chances de sucesso. Esta etapa deve levar alguns meses, dependendo do número de publicações escolhido.

Lembrando que a Agência CWS oferece um serviço completo de produção de artigos para blogs! Basta entrar em contato conosco hoje mesmo clicando aqui e solicitar um orçamento sem compromisso 🙂

Leia também:
5 benefícios de se ter um blog para e-commerce
Como divulgar o blog da minha empresa

SEO

O Google utiliza complexos algoritmos e diversos critérios que priorizam aqueles que fazem um bom serviço de SEO em seus sites. Por consequência, quanto melhor for o seu SEO, quanto mais o seu site seguir as regras estabelecidas, maiores são as chances da sua empresa de aparecer na primeira página do Google.

Leia também:
Dicas de SEO para turbinar o seu site
Como o SEO pode ajudar a sua empresa
O que é SEO?

Redes Sociais

Por fim, nos vemos diante do poder das redes sociais na missão de turbinar as nossas estratégias de Inbound Marketing. Publique conteúdo original, relevante, que converse com o seu público de uma maneira mais pessoal.

Leia também:
Gerenciamento de Redes Sociais para empresas
5 Dicas Para Divulgar Sua Empresa no Facebook
Dicas do que NÃO fazer no Facebook da sua empresa

Artigo originalmante publicado em 27 de março de 2019.
Artigo atualizado em 25 de março de 2022.

Deixe um comentário