O que é Inbound Marketing e como surgiu?

Nesta semana, o Blog Agência CWS vai iniciar uma trilogia de artigos sobre este poderoso conjunto de estratégias de marketing online que é o Inbound Marketing. A princípio, vamos explicar o que é Inbound Marketing e como ele surgiu. Vamos lá?

Atraia e prospecte clientes

A principal diferença do Inbound Marketing para o marketing convencional é que o primeiro explora os principais canais online para prospectar clientes: redes sociais, blogs, WhatsApp Business, mecanismos de busca, entre outros. A sua principal missão é oferecer conteúdo relevante que possa prospectar novos clientes através de uma maneira mais dinâmica.

No marketing tradicional, a empresa vai atrás do cliente. Já no Inbound Marketing, ocorre o contrário. Para tanto, ações com o objetivo de atrair são executadas. Uma vez que um potencial cliente é atraído, tem início todo um trabalho de relacionamento, utilizando conteúdo autoral e personalizado para tentar converter esse potencial em cliente.

Como nasceu o Inbound Marketing?

O termo Inbound Marketing pode ser definido como “marketing de atração” em tradução livre. Esse conceito surgiu nos anos 2000, nos Estados Unidos, e se popularizou quando a dupla Brian Halligan e Dharmesh Shah publicou o livro “Inbound Marketing. Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs”, publicado em 2010.

O sucesso do livro foi tanto que o Inbound Marketing passou a ser adotado por empresas do mundo todo. Os ótimos resultados ajudaram a fortalecer o conceito no decorrer dos anos, tornando-se em uma estratégia de marketing quase obrigatória nos dias de hoje.

Somos especializados em criação de sites profissionais para empresas.

Criação de sites em Campinas

Por isso, é extremamente importante gerar conteúdo relevante, original e dinâmico, tais como:

Blogs

Um dos pilares mais importantes do Inbound Marketing, o Blog é um espaço para a empresa publicar textos voltados para seu público-alvo. Ao abordar temas relevantes, cria-se identificação com os leitores e humaniza a marca, aumentando as chances de conversão. Portanto, antes de iniciar a sua estratégia de Inbound Marketing, inicie um blog, publique artigos, crie uma primeira leva de conteúdo a fim de sua campanha ter mais chances de sucesso. Esta etapa deve levar alguns meses, dependendo do número de publicações escolhido.

Lembrando que a Agência CWS oferece um serviço completo de produção de artigos para blogs! Basta entrar em contato conosco hoje mesmo clicando aqui e solicitar um orçamento sem compromisso 🙂

Leia também:
5 benefícios de se ter um blog para e-commerce
Como divulgar o blog da minha empresa

SEO

O Google utiliza complexos algoritmos e diversos critérios que priorizam aqueles que fazem um bom serviço de SEO em seus sites. Por consequência, quanto melhor for o seu SEO, quanto mais o seu site seguir as regras estabelecidas, maiores são as chances da sua empresa de aparecer na primeira página do Google.

Leia também:
Dicas de SEO para turbinar o seu site
Como o SEO pode ajudar a sua empresa
O que é SEO?

Redes Sociais

Por fim, nos vemos diante do poder das redes sociais na missão de turbinar as nossas estratégias de Inbound Marketing. Publique conteúdo original, relevante, que converse com o seu público de uma maneira mais pessoal.

Leia também:
Gerenciamento de Redes Sociais para empresas
5 Dicas Para Divulgar Sua Empresa no Facebook
Dicas do que NÃO fazer no Facebook da sua empresa

Preencha o formulário e você será direcionado para nosso WhatsApp INSTANTANEAMENTE.