A segurança deve ser prioridade em qualquer website que se preze atualmente. Se a sua empresa possui um site sem HTTPS, chegou a hora de entender o que é e como funciona o HTTPS neste artigo muito especial do Blog Agência CWS.
O que é HTTPS?
Siga para Hypertext Transfer Protocol Secure, HTTPS é um poderoso protocolo de segurança que protege dados que transitam entre navegador e site. Quando acessamos um site que roda esse protocolo, significa que toda informação compartilhada naquele ambiente estará devidamente protegida.
Na prática, esse protocolo adiciona uma camada de segurança a mais em um site. Sua missão é impedir invasões e interceptar toda e qualquer tentativa de roubo de conteúdo privado. Se você possui um site que exige qualquer tipo de login ao usuário, ter HTTPS é absolutamente obrigatório.
Portanto, é errado tratar o HTTPS como apenas um recurso adicional. Ter esse protocolo em seu site é iminente nos dias de hoje. Oferecer um ambiente protegido e totalmente criptografado aos usuários é um imenso diferencial que a o site da sua empresa pode ter. Outro grande benefício do HTTPS está no modo como um site é visto pelo Google. Um site com protocolo HTTPS possui maior ranqueamento nas páginas de pesquisa do Google, enquanto que o oposto ocorre com um site sem esse protocolo de segurança.
Como funciona o HTTPS?
O HTTPS utiliza a criptografia TLS/SSL, uma das mais camadas de segurança mais poderosas do mundo para websites. No momento em que acessamos um site com HTTPS, é gerada uma conexão segura com o servidor após o certificado SSL entrar em ação e se integrar ao TLS.
Dentre os dados protegidos por essa camada de segurança, estão:
– Envio de dados pessoais;
– Acessar conta bancária;
– Login em sites;
– Compras utilizando cartões de crédito;
– Utilizar serviços de email.
TLS? SSL?
TLS: Sigla para Transport Layer Security, garante que todas as atividades realizadas em um website estejam devidamente protegidas contra vazamentos e ataques.
SSL: Grande precursor dos protocolos de segurança, revolucionou os parâmetros de proteção no acesso a websites. Porém, sua eficácia acabou sendo contestada no decorrer dos anos, fazendo-se necessária a adição do TLS para atuar em conjunto.
E qual a diferença entre HTTP e HTTPS?
O princípio de ambos é o mesmo: um protocolo que garante a transferência de dados entre navegador e servidor. Porém, quando o “S” aparece na jogada, significa que o protocolo tradicional (HTTP) adiciona toda uma camada de tecnologia de criptografia nessa transferência de dados possibilitada pelo HTTP. Com isso, as mensagens são codificadas para que somente emissor e receptor possam acessá-las, barrando tentativas de tecnologias maliciosas que tentem acessar esse conteúdo.
Já reparou que quando acessamos um determinado website – principalmente quando estamos no Google Chrome – aparece um ícone de cadeado no lado esquerdo do endereço do site com as mensagens “seguro” ou “não seguro”? Páginas sem HTTPS recebem a segunda mensagem, enquanto páginas devidamente protegidas recebem a primeira mensagem. Empresas do mundo todo sabem muito bem do impacto gerado por essas mensagens, e elas se utilizam disso para gerarem engajamento.