WhatsApp da Agência CWS

Como o Marketing Digital pode atrair mais pacientes para sua clínica

Sua clínica já tem um site? Produz conteúdo na internet? Já conhece as técnicas de SEO? Se você respondeu essas 3 perguntinhas com um “não”, já podemos adiantar que a sua clínica está atrasada em relação aos concorrentes e perdendo a oportunidade de atrair cada vez mais pacientes. Atualmente, ninguém mais busca por um médico através de catálogos impressos e raramente por meio da mídia tradicional. Já percebeu qual assunto vamos abordar neste artigo? O uso do Marketing Digital para atrair pacientes!

Abaixo, nós vamos te contar melhor como usar o Marketing Digital para atrair pacientes! Continue a leitura!

O que é o Marketing Digital?

Quando falamos em Marketing Digital estamos nos referindo a tudo o que for relacionado à divulgação dos serviços por meio da internet. Tal divulgação tem como objetivo a atração de novos clientes, o desenvolvimento de relacionamento mais duradouros com os clientes e a criação de uma identidade mais forte, por exemplo, tudo sempre baseado em métricas e não em achismos.

Inbound Marketing, SEO, Links Patrocinados, E-mail Marketing, Marketing de Conteúdo, como blogs, e-books e podcasts, e redes sociais, são algumas estratégias de Marketing Digital, sendo que o ideal é que a clínica utilize uma série desses recursos juntos, e não apenas um, para que consiga todos os benefícios que podem ser adquiridos por meio da divulgação da clínica no meio online.

Sem dúvidas, você já deve ter percebido que os profissionais que ainda não acreditam que o Marketing Digital para clínicas é essencial, estão realmente muito atrasados, né? As pessoas estão cada vez mais conectadas e atualmente, utilizam a internet para encontrar tudo o que precisam, inclusive serviços de saúde, como clínicas, laboratórios e hospitais.
Por que trabalhar Marketing Digital na área da saúde?

O principal motivo pelo qual o Marketing Digital deve ser trabalhado na área da saúde, como em clínicas e hospitais, está relacionado as vantagens que tais técnicas conseguem oferecer, e, que, como consequência levam ao crescimento do negócio de forma direta e, muitas vezes, rápida.

Para que você entenda melhor do que estamos falamos, o Marketing Digital pode oferecer para a sua clínica:

– Atração de novos clientes;
– Maior visibilidade online;
– Construção de uma audiência qualificada e segmentada;
– Fidelização de clientes;
– Mais confiança e credibilidade sobre o trabalho da clínica;
– Destaque diante da concorrência;
– Auxílio para que a clínica seja conhecida em regiões ao redor da cidade;
– Estímulo para os pacientes que já estão na clínica marcarem novas consultas;
– Ajuda no reconhecimento da marca;
– Possibilidade de análise de métricas em tempo real para o desenvolvimento de ações precisas, permitindo que não seja gasto investimentos sem foco;
– Criação de um relacionamento duradouro com os clientes;
– Comunicação mais assertiva;
– Melhoria no engajamento com a persona.

Como o Marketing Digital pode atrair mais pacientes?

O Marketing Digital pode atrair mais pacientes principalmente pelas estratégias que são focadas em impactar potenciais consumidores que já estão em busca da solução de um problema específico, diferentemente do Marketing Tradicional, em que as publicidades chegam as pessoas sem que elas ao menos tenham demonstrado qualquer interesse.

Além de ser um marketing realmente focado em um público especifico e potencial, é importante citar que esse tipo de marketing consegue atrair novos clientes já que, segundo dados do Instituto Pew&American Life, atualmente 75% das pessoas entre 18 a 65 anos buscam informações sobre saúde na internet, ou seja, o meio online é forte e se a sua clínica tiver presença sólida, definitivamente vai conseguir atrair novos pacientes e até mesmo fidelizá-los.

Vale dizer, ainda, que os pacientes atuais estão mais exigentes e pesquisam tudo através da internet, então o Marketing Digital para atrair pacientes se torna uma estratégia que precisa ser ativa e de peso nas clínicas, pois caso contrário é provável que os concorrentes passem na frente.

Quais as melhores estratégias de Marketing Digital para a área da saúde?

Existe uma série de estratégias de Marketing Digital para atrair pacientes para a clínica, como o e-mail marketing, o blog e também as redes sociais. Abaixo, vamos explicar melhor como funciona cada um deles!
SEO – Otimização para mecanismos de busca

O SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica de otimização de sites que tem como objetivo uma melhor classificação do mesmo em mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Tal otimização é realizada com base em palavras chaves pré estabelecidas e até mesmo frases especificas.

Google Ads (Links patrocinados)

Outra estratégia de Marketing Digital para atrair novos pacientes é o Google Ads. Essa estratégia geralmente é usada por clínicas que estão em busca de um bom posicionamento orgânico, com base em SEO. Por meio dos links patrocinados, se paga para que a sua página esteja nas primeiras posições das pesquisas do Google. É importante lembrar, entretanto, que se tratando de Marketing Digital para clínicas, é necessário alguns cuidados, já que existem informações médicas que não podem ser divulgadas em formato de publicidade. Uma dica é sempre ler o Código de Ética Médica para não cometer qualquer erro.
Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais é uma das estratégias de Marketing Digital para atrair pacientes mais efetivas. Garanta frequência nas publicações, conteúdo relevante e rico em informações e não se esqueça também de manter um relacionamento com os seguidores, sempre respondendo as dúvidas da melhor forma possível e o mais rápido que puder também.
Blog

Ter um blog também é uma estratégia de Marketing Digital para atrair pacientes que é bastante efetiva, já que é possível trabalhar a imagem da clínica junto ao mercado. Procure postar informações relevantes e diferenciadas sobre saúde e a sua área de atuação, para que a sua clínica se torne referência para os pacientes e também ajude a sua clínica a ser encontrada por potenciais pacientes através dos mecanismos de busca.

E-mail marketing

Também vale citar o e-mail marketing como estratégia relevante de Marketing Digital para atrair pacientes e também para fidelizar os já existentes. Para a ampliação do número de pacientes, é necessário encontrar formas de adquirir os e-mails deles para envio de campanhas de publicidade, promoções da clínica, novidades e conteúdo de qualidade. Tais e-mails podem ser obtidos incentivando a recomendação dos seus clientes do cadastro de amigos e familiares, participação em eventos locais para captação de e-mails e contatos, busca de listas de contato de e-mail em associações e sindicatos, por exemplo.

Esperamos que este artigo seja sido útil a você, querido(a) leitor(a). Semana que vem estaremos de volta. Deixe o seu comentário ou pitaco, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Sobre a Agência CWS

Contamos com as melhores soluções em: Criação de Sites, divulgação em Redes Sociais e Google Adwords, Manutenção de Websites, Fotografia, desenvolvimento de E-Commerce e criação de conteúdo escrito para blogs. Solicite um orçamento hoje mesmo clicando no botão abaixo e seja atendido(a) rapidamente por um de nossos atendentes:

[button text="Solicite um Orçamento CWS" radius="10" link="https://agenciacws.com.br/orcamento/" target="_blank"]

Deixe um comentário