Encerrando nosso especial sobre Análise de Concorrência, nós do Blog Agência CWS vamos conversar sobre como fazer análise de concorrência, além de passar dicas de excelentes ferramentas para auxiliar você nessa jornada. Vamos lá?
Artigos anteriores:
Análise de Concorrência: Conheça a sua empresa
Por que fazer Análise de Concorrência?
Quem são os seus concorrentes?
O primeiro passo é definir quem são os seus concorrentes diretos e indiretos. Lembrando: concorrentes diretos são aqueles que possuem os mesmos produtos e disputam o mesmo mercado que a sua empresa. Já concorrentes indiretos são aqueles que vendem produtos semelhantes e que disputam o mesmo perfil de consumidor que você.
Após fazer esse levantamento, é importante identificar os concorrentes que competem com o seu negócio de maneira mais acirrada. Geralmente, empresas localizadas geograficamente próximas a você ou que praticam estratégias de marketing semelhantes.
Exemplo de concorrência direta: imagine que você tem uma hamburgueria. Teoricamente, todas as outras hamburguerias são seus concorrentes diretos, mas aquelas localizadas no mesmo bairro apresentam uma concorrência maior. A presença de uma pizzaria na mesma rua, por exemplo, pode significar uma ameaça maior que as outras hamburguerias do bairro.
Exemplo de concorrência indireta: um supermercado que vende hambúrguer pronto daqueles de micro-ondas, é um concorrente indireto, uma vez que vende um produto semelhante ao seu. Aqui, é importante identificar o que leva um consumidor a preferir comprar um hambúrguer congelado de micro-ondas ao invés de ir a uma hamburgueria de verdade para experimentar um delicioso hambúrguer feito na hora.
Faça pesquisa de mercado
Outro ponto central, a pesquisa de mercado fornece informações valiosas sobre o que os consumidores têm a dizer sobre os seus concorrentes. Crie um formulário com perguntas voltadas para um público de consumidores isentos.
Algumas perguntas essenciais para a sua pesquisa de mercado:
– De que forma as pessoas consomem estas marcas?
– Com que frequência?
– Estão satisfeitos ou estariam dispostos a mudar de marca?
– Quais qualidades e defeitos de cada um dos seus concorrentes na opinião desses consumidores?
Além disso, avalie os comentários, o que as pessoas andam falando sobre os seus concorrentes. Uma boa dica é avaliar o número de reclamações postadas no site Reclame Aqui. Analise como a empresa se posiciona diante uma reclamação, tempo de resposta, se solucionam o problema ou deixam o cliente sem resposta. Outra ótima opção é analisar os comentários e avaliações postadas pelo público no Google Meu Negócio.
Procurar por notícias publicadas na imprensa e avaliar quais estratégias de publicidade utilizadas também ajudam a formar uma pesquisa detalhada.
Analise as redes sociais
Descubra todas as redes sociais das marcas concorrentes, número de seguidores, engajamento do público com as postagens, frequência e tipo de posts. Avalie também a linguagem utilizada pela marca, se é mais coloquial ou formal, e o quanto essa linguagem influencia no sucesso (ou não) das redes sociais da marca concorrente em questão.
Estude o SEO dos concorrentes
Caso você não saiba o que é SEO, ou gostaria de aprofundar os seus conhecimentos, nós publicamos alguns artigos muito explicativos sobre o assunto. Acesse pelos links abaixo e boa leitura!
O que é SEO?
Dicas de SEO para turbinar o seu site
Como ficar na primeira página do Google?
A regra aqui é entender as palavras-chave usadas pelos seus concorrentes, volume de buscas, posicionamento, e quais palavras-chave você poderia estar usando ao seu favor para ultrapassá-los.
Ferramentas para análise de concorrência
Encerrando o nosso artigo com chave de ouro, conheça a 3 excelentes ferramentas online para ajudá-lo(a) a fazer análise de concorrência:
1. Similar Web: Ideal para analisar o site dos seus concorrentes. Tenha acesso a estatísticas como número de visitantes e tráfego, com gráficos detalhados. Serviço gratuito com funcionalidades pagas.
2. Google Alerts: É claro que o Google não ficaria de fora dessa. Excelente ferramenta totalmente gratuita que permite que você seja notificado toda vez que uma palavra, expressão ou frase apareça na internet. Programe o nome da sua empresa e de seus concorrentes, e fique por dentro de tudo o que é dito na internet.
3. SEMRush: Com funcionalidades gratuitas e outras pagas, o SEMRush apresenta completos relatórios com insights de SEO dos seus concorrentes. Para usá-lo, basta digitar a URL (endereço eletrônico) que gostaria de analisar.