WhatsApp da Agência CWS

Como escolher nome de restaurante

Como escolher nome de restaurante? A partir desta semana, daremos início a uma série de artigos para quem deseja abrir um restaurante e para quem já tem um, mas deseja atrair mais clientela e aumentar as vendas. Iniciando a nossa série, vamos dar algumas dicas muito bacanas para quem ainda está em vias de abrir um e está com dificuldades de encontrar um bom nome de restaurante.

Qual será o seu público-alvo?

Este é o primeiro passo para qualquer um que esteja querendo abrir um restaurante: criar uma identidade. Existe um imenso leque de nichos a serem seguidos. Alguns desses nichos são tendências; outros estão na moda e outros, ainda, são clássicos e, portanto, atemporais. Self-service, comidas típicas nacionais (não apenas brasileira), fast-food, jantar, sopas, vegetariano & vegano – é importante focar em um nicho e investir nele. Defina também se o seu restaurante será voltado para toda a família, incluindo crianças, ou se ele será voltado para um público específico. Pense na estrutura, acomodação e no espaço para atender a sua clientela como um ambiente que seja acolhedor e agradável. Tudo isso ajudará você a definir um nome que traduza o seu restaurante.

Quais serão os itens do seu cardápio?

Os principais pratos de seu estabelecimento irão definir como ele será chamado e reconhecido pelas pessoas. Se a sua ideia for oferecer pratos de comida italiana, por exemplo, então você deve pensar em um nome de restaurante que tenha a ver com a saborosa cozinha italiana. O mesmo vale para peixes, carnes, massas, comida caseira, vegana, etc.

Qual será a temática?

Boa parte da essência de um restaurante inesquecível se deve à temática de seu ambiente. Quanto mais tiver a ver com os pratos oferecidos pela casa, melhor. Elabore um ambiente que não seja somente aconchegante, mas que diga aos seus clientes o que eles podem esperar de seus pratos. Porém, tome cuidado ao usar elementos da cultura pop, como o uso de referências a filmes, músicas, livros, séries de TV e outras obras geralmente resguardadas por direitos autorais.

Evite nomes muito difíceis

Parece meio óbvio, mas quanto mais difícil for o nome, mais difícil será para as pessoas memorizá-lo. Claro, se a sua cozinha for internacional (japonesa, alemã, italiana, chinesa, etc), é válido colocar um nome que faça referência a esses países. Mas o mais importante é optar por um nome simples, criativo e que cause impacto. Você pode também colocar o seu próprio nome e/ ou sobrenome, sendo essa uma ideia muito popular em todo o mundo, pois transmite uma imagem de um espaço familiar. Caso opte por essa última opção, é importante sempre acrescentar o tipo de prato servido em seu restaurante.

30 palavras para um bom nome de restaurante

Listamos abaixo 30 palavrinhas muito usadas para você embaralhar e criar diversas sugestões de nomes.
Exemplos:
Cantinho do Aroma, Recanto do Fogão
01. Restaurante
02. Tempero
03. Chefe
04. Sabor
05. Gourmet
06. Prato
07. Delícia
08. Brasil
09. Mesa
10. Recanto
11. Paladar
12. Gosto
13. Caseira
14. Gostosura
15. Perfeito
16. Fogo
17. Maravilha
18. Puro
19. Panela
20. Comer
21. Inesquecível
22. Saborear
23. Espaço
24. Aconchego
25. Fogão
26. Cozinha
27. Cantinho
28. Ingrediente
29. Estação
30. Aroma

Ainda está perdido? Peça ajuda

Se mesmo depois de você ler às nossas dicas e continuar sem ideias para o seu nome de restaurante, peça ajuda a amigos, parentes e familiares. Geralmente, vem daí aqueles nomes criativos e diferentes de tudo o que você tinha pensado até então.

Artigo publicado originalmente em 15 de agosto de 2018.
Artigo atualizado em 24 de junho de 2022.

Deixe um comentário