Como divulgar meu restaurante no Instagram e Facebook? Somando mais de 4 bilhões de usuários ativos mensais juntos, o Facebook e o Instagram são as plataformas perfeitas para quem deseja fazer uma divulgação que gere lucros. Não à toa, empresas do mundo todo as utilizam para interagir com o seu público, estreitar relações, conquistar novos clientes. As finalidades são muitas, o investimento é maleável e o retorno é sempre satisfatório.
De um lado, temos no Instagram uma rede social mais voltada para fotos, o que cai como uma luva na hora de divulgar o seu restaurante. De outro, o Facebook é uma plataforma social mais robusta, diversificada. Juntas, as duas redes sociais andam de mãos dadas, conectadas entre si, o que torna o processo de divulgação ainda mais intuitivo.
Incentive os clientes a tirarem selfie e a fazer check-in
O check-in é uma ferramenta presente nas redes sociais citadas acima e em outras plataformas famosas como Foursquare, Twitter e TripAdvisor. Ela permite ao usuário marcar para todos os seus seguidores onde ele está e o que ele está fazendo, sendo esse um recurso já consagrado para atrair mais visibilidade. Geralmente, o check-in é acompanhado por uma selfie ou foto tirada pelo próprio cliente, e você deve pensar em como tornar o seu ambiente amigável para fotos. Além disso, ofereça incentivos como descontos, cupons ou algum prato especial gratuito para quem fizer check-in.
Use um roteador corporativo
E já que estamos falando em check-in, eis uma excelente opção para aumentar a divulgação de seu restaurante. Para liberar o acesso à rede wi-fi, o cliente tem de fazer check-in via Facebook. Isso é possível e é um método muito utilizado. Manter a privacidade dos usuários é fundamental, portanto, não é recomendado utilizar um roteador comum para essa estratégia. Nós sugerimos o uso de um roteador corporativo, aparelhos especialmente desenvolvidos para estabelecimentos e que permitem múltiplos acessos simultâneos e maior segurança.
Faça enquetes
Pensando em encorpar o seu cardápio com algum novo prato, bebida ou sobremesa, mas está receoso em relação à aceitação do público? Uma ótima solução é publicar enquetes, fazendo perguntas aos seus clientes, medindo assim o quão eles estão interessados (ou não) nas novidades que você vem preparando. Fazer enquetes com alguma frequência, além de ser divertido, ajuda a compreender melhor o tipo de perfil da sua clientela. Isso é ótimo para criar pratos cada vez mais personalizados.
Não deixe o seu perfil muito “frio”
Um perfil considerado “frio” é aquele que não interage com o público, que usa a plataforma somente para publicar comunicados pontuais (do tipo “Estaremos fechados tal dia”) ou para fazer postagens sobre algum novo prato. Vá além disso. Restaurantes são ambientes envolventes, descontraídos, muitas vezes embalados por música ao vivo e um gostoso clima de socialização. Se o seu restaurante tiver tudo isso, por que deixar as suas redes sociais tão sem graça, não é mesmo?
Se cadastre no TripAdvisor
O TripAdvisor foi fundado em 2000 e é um site de viagens que fornece avaliações, opiniões e informações sobre estabelecimentos de todo o mundo. Com mais de 400 milhões de usuário ativos, é uma das fontes online mais pesquisadas por turistas que estão procurando pelos melhores lugares para comer fora. Por isso, é de suma importância criar e administrar um perfil no TripAdvisor: quanto mais avaliações positivas o seu restaurante ganhar, mais relevante ele será. E o melhor de tudo é que é possível integrar as avaliações do TripAdvisor ao Facebook.
Reservas online
Vivemos em uma era em que comodidade é tudo. Foi-se o tempo em que para fazer uma reserva de mesa era necessário telefonar ou enviar e-mails. Hoje em dia, é muito mais fácil fazer uma reserva através do Facebook. Facilite a vinda de novos clientes e ofereça esse sistema de uma forma prática.
Gere leads com promoções interessantes
Crie promoções apetitosas para movimentar os seguidores da sua página. Ofereça cupons de desconto ou algum prato grátis para os participantes. A grande sacada aqui é que, para participar, é preciso deixar nome e e-mail através de um sistema básico de cadastro que pode ser facilmente instalado na primeira página do Facebook. Essa ação serve principalmente para gerar leads (contatos), que pode ser usado para o envio de e-mail marketing, o que ajuda no engajamento.
Faça promoções especiais para os dias de menor movimento
Não é novidade para ninguém que geralmente de segunda à quinta, muitos restaurantes observam uma queda natural no movimento. Deixe as melhores promoções reservadas para esses dias mais ociosos, atraindo um público diferenciado. Alguns exemplos de promoções: “ganhe 1 chopp grátis às quartas-feiras”, almoço ou janta às quintas-feiras a um preço mais em conta, um determinado prato especialmente servido às terças, enfim: tudo depende da sua criatividade.
Use hashtags no Instagram
As hashtags (o famoso jogo da velha, representado por #) servem como grupos de assuntos, reunindo em uma só página todos os usuários que realizam uma postagem utilizando uma hashtag em comum. Na hora de fazer aquela rápida divulgação mais voltada para as redes sociais, use uma hashtag para se destacar. Se usado com bom senso, essa é uma ótima ação de marketing digital para divulgar o seu restaurante. Sem contar que é possível também atingir a segmentos mais específicos.