Como criar frases para atrair clientes para o seu restaurante? Nesta semana, o nosso especial sobre como atrair mais clientes para restaurantes vai falar sobre o que são e a importância dos Gatilhos Mentais, e em como eles podem te ajudar na hora de criar frases de efeito para atrair mais clientela para o seu restaurante. Além disso, daremos algumas dicas estratégicas para você criar ótimas frases para o seu restaurante. Vamos lá?
Gatilhos mentais
Gatilhos Mentais são frases, expressões ou palavras que, se usados corretamente, tem o poder de despertar emoções e provocar ações nas pessoas. Todos nós convivemos com gatilhos mentais em qualquer lugar, seja na televisão, lojas virtuais, rádios ou lojas físicas.
Um exemplo bem simples é quando nos deparamos com um produto com os dizeres “Corra! Últimas Unidades!”. Pode até ser verdade que o estoque esteja acabando, mas na grande maioria das vezes, as lojas fazem isso para ativar no consumidor um sentimento de urgência: “Nossa, se eu não comprar logo, vai acabar”, é o que costumamos pensar nessas situações, não é mesmo? Esse é um gatilho mental muito usado.
Outro exemplo que posso citar é de uma loja virtual que eu acessei outro dia com produtos em oferta. Ao lado do produto que eu estava procurando, havia um relógio (marcava 6 horas para o fim daquela promoção) e um contador (apenas 4 unidades restantes em estoque).
Outros exemplos clássicos de gatilhos mentais usados: “Somente hoje”, “Não perca tempo”, “Estoque limitado”, “Modelo exclusivo”. Afinal de contas, as pessoas compram pela emoção e justificam pela razão, e os gatilhos mentais são os grandes responsáveis por esse comportamento. Eles são tão poderosos que podem até mesmo serem usados de má-fé por empresas antiéticas. Por isso, se você for usá-los em seu restaurante, tenha bom senso.
Em breve, iremos publicar um artigo especial sobre Gatilhos Mentais. Para o seu restaurante, você deve focar em 4 Gatilhos Mentais:
Escassez
Provavelmente você já esteja utilizando este gatilho mental sem perceber. Coloque algum prato especialmente servido em dias específicos ou por um curto período. Aplique esse gatilho em descontos, preços e bônus.
Prova Social
Incentive os seus clientes a deixarem um depoimento positivo sobre o seu restaurante. Crie um canal de depoimentos em seu website e ofereça o melhor serviço para que as suas redes sociais tenham muitas avaliações positivas. Todos nós tendemos a ir no restaurante melhor avaliado e com mais seguidores.
Autoridade
Todos nós, seres humanos, tendemos a dar mais credibilidade a quem tem mais experiência sobre determinado assunto, a quem é especialista sobre algo. Esse é o gatilho da autoridade que você pode aplicar em seu restaurante. Mesmo que você tenha recém-aberto o seu estabelecimento, é possível deixá-lo bem ranqueado no Google, fazer anúncios, mostrar que você é o melhor naquilo que faz.
Ganância
Gatilho mental usado principalmente pelos restaurantes de fast-food. Exemplo: por que comprar somente um X-Tudo por R$ 16 se por R$ 19 você pode comprar um combo com X-Tudo, refrigerante e batata frita? São só R$ 3,00 de diferença. Vale muito a pena investir nessa estratégia.
Agora que vimos um pouco mais sobre Gatilhos Mentais, chegou a hora de aprender sobre algumas técnicas de como criar frases certeiras que ajudarão na divulgação de seu restaurante.
Surpreenda as pessoas
Na hora de criar uma frase de efeito, se coloque no lugar de quem vai ler a frase e tente criar uma frase que surpreenda as pessoas. Sempre pense nos seus clientes. E pense em algo que levaria as pessoas a quererem provar o seu cardápio. Exemplos: “Um cardápio delicioso para você provar hoje e se lembrar para sempre”, “Os melhores pratos para os gostos mais exigentes”.
Use uma declaração dramática
Quando bem aplicado, uma declaração dramática é capaz de prender a nossa atenção diante de um anúncio. Encorpe a sua frase descrevendo um benefício ou vantagem que as pessoas encontrarão em seu restaurante. Exemplo: “Um restaurante bem localizado e com pratos deliciosos. Essa você não pode perder”.
Crie frases personalizadas
Solte a imaginação e crie frases orientadas por grupo, segmentado por sexo, nomes, ideias. Perfeito para ser aplicado em ocasiões especiais como Dia dos Pais, Dia das Mães, etc. A gente se sente valorizado quando ouvimos o nosso nome e nos identificamos com algum anúncio que fale exatamente sobre algo que gostamos ou sentimos. Exemplos: “Venha experimentar os nossos deliciosos pratos, feitos especialmente pensando em você”, “Venha comemorar com a gente este dia tão especial para você”.
Faça uma pergunta provocativa
Uma pergunta como “O que você está fazendo aí parado ao invés de saborear o nosso delicioso cardápio?” carrega consigo um tom de provocação saudável e muito usado por empresas dos mais diversos segmentos. Outros exemplos: “Vai ficar em casa sexta à noite sem fazer nada? Vem para cá!”, “Já pensou em saborear o melhor cardápio da região?”
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