WhatsApp da Agência CWS

Como atrair clientes para o meu restaurante

Em nosso segundo artigo especialmente voltado para restaurantes (o primeiro você pode conferir clicando aqui), vamos dar algumas dicas muito importantes de como atrair mais clientes, trabalhando com fidelização a longo prazo e nos utilizando de ações pontuais de Relacionamento, Comunicação e Marketing!

Atenda pelo WhatsApp Business

Nossa primeira dica é vender pela versão business do WhatsApp. Através dessa versão, você pode criar um cardápio online, automatizar mensagens, realizar entregas, aceitar pedidos etc. É uma das melhores maneiras de atrair clientes atualmente, ainda mais após a mudança de consumo trazida pelo coronavírus.

Programa de pontos

Este já é um sistema bastante famoso entre os mais diversos tipos de estabelecimentos. A ideia é simples e certeira: quanto mais o cliente consumir, mais pontos ele acumula para poder trocá-los por benefícios. Esses benefícios podem ser descontos, sobremesas, algum item específico do cardápio, enfim: as possibilidades são muitas e só depende de você em determinar qual delas melhor se encaixa com o seu segmento.

Ofereça descontos especiais

Outra estratégia muito utilizada é oferecer descontos em pratos e bebidas em um determinado dia da semana. Algumas sugestões: “chopp grátis para casais às sextas-feiras”, “ganhe uma sobremesa grátis ao consumir determinado prato às terças-feiras”, “comemore seu aniversário conosco” (oferecendo algum prato grátis ou bolo para a mesa). Solte a imaginação e crie diversas estratégias que, com certeza, irão ajudar a atrair novos clientes.

Tenha o melhor atendimento possível

Numa rápida pesquisa pelo TripAdvisor ou Google Meu Negócio, é possível ler a classificações de clientes insatisfeitos com o atendimento prestado pelos funcionários em determinados restaurantes. Em um desses relatos, a cliente diz que o funcionário que a atendeu “jogava as coisas na mesa”, dando a impressão de que o funcionário em questão estava sendo mal-educado. Esse tipo de relato ajuda a manchar a imagem de qualquer estabelecimento. Por isso, de nada adianta o seu restaurante ter a comida mais saborosa, a melhor localização e os melhores preços se o atendimento não for satisfatório. Dê treinamento aos funcionários e reconheça-os com premiações. Além disso, o ambiente de trabalho precisa ser livre de toxicidade. Assim, os funcionários podem trabalhar felizes, além de serem mais produtivos e confiantes.

Marque presença em eventos do setor

Faça divulgação em eventos e festivais relacionados a esse segmento. Marque presença nas ocasiões mais propícias, onde o público participante geralmente é o público que consome no setor de alimentação. Esses eventos são muito atraentes também para quem deseja fazer parcerias com outros restaurantes, criar promoções e novas estratégias de como atrair mais clientes.

Invista na presença online

Nos dias de hoje é imprescindível contar com toda uma estrutura online adequada para a divulgação do seu restaurante na internet. Dentre as muitas possibilidades, estão:

– Ter um website responsivo (adaptável para aparelhos mobile como celulares e tablets);
– Divulgar o seu cardápio online;
– Ter um perfil nas principais redes sociais do momento, Facebook e Instagram;
Alimentar esses perfis com promoções e conteúdo relevante;
– Ter um perfil nos principais sites de geolocalização e avaliação, tais como TripAdvisor, além Kekanto, Yelp e Google Meu Negócio (antigo Google Business).

Invista em um cardápio diferenciado e saboroso

Todos sabemos que a concorrência é imensa. Por isso, criar pratos únicos ou explorar os diferenciais do seu restaurante é sempre uma ótima pedida. Ofereça pratos exclusivos que harmonizem pratos, bebidas e sobremesas. Esses itens geralmente despertam o interesse do público a conhecerem o seu ambiente. O cardápio em si tem que contar com uma identidade visual bonita, fotos em alta resolução e todas as informações mais importantes visíveis para guiar os clientes ou sanar suas principais dúvidas.

Faça pesquisas de satisfação com os clientes

É muito importante ter um feedback com sugestões, críticas e opiniões para melhorar sempre e atingir a melhor satisfação possível. Quem vai comer fora espera ter uma experiência prazerosa. Por isso, crie um formulário impresso de pesquisa de satisfação e o deixe próximo ao caixa de atendimento. Muitas empresas grandes como McDonald’s, Outback Steakhouse, Applebee’s e Burger King optam por disponibilizar esse mesmo formulário em seus respectivos sites, mas com brindes para quem participa da pesquisa. Esses brindes podem ser uma porção, um prato, uma sobremesa, um desconto, etc.

Invista em um aplicativo para delivery

Pensando cada vez mais na praticidade de seus clientes, a dica aqui é investir em um dos muitos aplicativos especialmente desenvolvidos para restaurantes, como o iFood. Com poucos toques, o usuário escolhe o prato, a forma de pagamento, o endereço de entrega e pronto, ele receberá o pedido em sua residência. Só tenha em mente que esses aplicativos cobram taxas de comissionamento.

Artigo publicado originalmente em 20 de agosto de 2018.
Artigo revisado e atualizado em 07 de julho de 2022.

 

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