Por que não fazer um site gratuito? No começo, tudo parece perfeito. Você cria o seu site totalmente gratuito com a esperança de que o mesmo irá se destacar na internet, nos mecanismos de busca e afins. Com o tempo, porém, você passa a sentir falta de um suporte mais personalizado, de ter em mãos um relatório com o desempenho, de saber melhor sobre como andam as métricas e indicadores. Passa a notar também que o seu site está aparecendo lá na décima página de resultados do Google, muito aquém do esperado.
Ao entrar em contato com o suporte, logo você percebe que se trata de um atendimento superficial, baseado em dicas padronizadas e não em atendentes reais querendo ajudar. Como resultado, você fica às escuras, sem saber o que é preciso fazer para melhorar o site da sua empresa.
Esse é um cenário bastante comum enfrentado por quem opta por assinar um serviço gratuito. As desvantagens são muitas, tais como:
Ruim para SEO
Na hora de desenvolver um site, é imprescindível o uso de uma série de práticas amigáveis com SEO orgânico. Ele é aplicado na raiz, em seu código, permitindo que o mesmo seja bem-visto pelo Google, facilitando na hora de ser encontrado pelos usuários que usam determinadas palavras-chave na hora da busca. Sites gratuitos são possuem tal recurso, o que por si só já seria o suficiente para convencer a qualquer um a não investir em um. Mas ainda tem mais.
Personalização limitada
A possibilidade de poder escolher entre centenas de temas disponíveis é apenas uma ilusão. Isso por que, na prática, são muitas as chances de o site da sua empresa ficar idêntico ao de outras empresas. Com isso, o seu negócio acaba ficando sem personalidade, sem identidade visual própria, o que é péssimo.
Sites pouco responsivos
Vivemos em uma era dominada pelo mobile (smartphones, tablets e outros dispositivos móveis). Para a grande maioria das pessoas, é extremamente cômodo usar o celular para realizar buscas na internet e visitar sites, não é mesmo? Agora, imagine o quão negativo seria se o seu site não tivesse formatação adequada para rodar nesses dispositivos? A maioria dos sites gratuitos não é responsivo, apresentando uma navegação mobile arcaica e prejudicial para a reputação da sua empresa.
Esses são apenas três desvantagens de se investir em uma solução gratuita. Existem muitos outros, mas os citados aqui são os principais, aqueles que podem significar o fracasso da sua empreitada.
(Fonte da imagem de capa: Link Nacional)