WhatsApp da Agência CWS

Utilidade Pública: o que você precisa saber sobre o COVID-19

Utilidade Pública: o que você precisa saber sobre o COVID-19. Como todos nós sabemos, o mundo tem sido assolado pela pandemia do COVID-19 (Coronavírus). O cenário atual é desolador, com mais de 364 mil casos confirmados e 15 mil mortos em todo o mundo até o momento (25/03).

Por isso, nós do blog Agência CWS estamos abrindo uma exceção para tratar desse assunto tão sério e, neste primeiro artigo, preparamos um especial com perguntas e respostas devidamente retiradas do site oficial da Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Para o artigo, selecionados as principais perguntas, sendo que o portal completo você pode conferir clicando neste link: http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/homepage/destaques/perguntas-e-respostas-tire-suas-duvidas-sobre-o-novo-coronavirus

Acompanhe o mapa em tempo real do coronavírus

O El País disponibiliza um mapa que mostra estatísticas constantemente atualizadas a respeito do avanço da pandemia. Clique no link abaixo e se mantenha informado(a):
https://brasil.elpais.com/brasil/2020/03/12/ciencia/1584026924_318538.html

Vídeo: aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do COVID-19.

Vídeo publicado pela BBC World Service.

Perguntas Frequentes:

O que é o coronavírus?

Conhecidos desde meados dos anos 1960, os coronavírus são uma grande família viral responsável por causar infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Apesar de geralmente as infecções por coronavírus serem leves ou moderadas, algumas podem comprovadamente causar doenças graves, trazendo enormes riscos à saúde pública, como a atual pandemia COVID-19. Outros surtos históricos foram a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Qual a diferença do novo coronavírus?

A principal diferença reside em como a doença é chamada: COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” ou “doença por coronavírus 2019” em tradução livre.

Quando surgiram os primeiros casos?

Os primeiros casos surgiram no final de 2019, na China, espalhando-se rapidamente por todo o mundo.

Existe vacina contra o coronavírus?

Não. Porém, esse cenário pode (e deve) mudar, visto que cientistas do mundo inteiro (com destaque para as equipes do Instituto Butantan em São Paulo) tem trabalhado incansavelmente em busca de uma vacina para a doença.

Quais os sintomas do coronavírus?

– Febre;
– Tosse;
– Coriza;
– Dificuldade para respirar.

Atualização: pesquisas recentes tem identificado que a repentina perda do olfato pode significar infecção por coronavírus.

O que é o “período de incubação”?

Já se sabe que o COVID-19 pode ficar incubado por até duas semanas (14 dias), quando os primeiros sintomas aparecem desde a infecção.

Como ocorre a transmissão?

– Gotículas de saliva;
– Tosse;
– Espirro;
– Catarro;
– Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos;
– Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão com pessoa infectada.

O novo coronavírus pode matar?

Sim. Até o momento, foram registradas 15.915 mortes por coronavírus em todo o mundo. O óbito pode ocorrer em virtude de insuficiências respiratórias. A taxa de letalidade dos casos confirmados é de 2 a 3% segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Como se prevenir contra o COVID-19?

– Ficar em casa;
– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou álcool em gel;
– Cobrir a boca e nariz ao espirrar ou tossir;
– Evitar tocar nariz, boca e mucosas dos olhos;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Não realizar viagens ou deslocamentos enquanto a pessoa estiver doente;
– Evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos) e evitar de circular em marcados de animais e seus produtos.

O que fazer em caso de sintomas?

– Repouso;
– Hidratação (ingestão de bastante água e líquidos);
– Uso de medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos);
– Uso de umidificador no quarto;
– Tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.
Por apresentar manifestações clínicas parecidas com as de outros vírus e não existir tratamento específico até o momento, é altamente recomendado que, assim que surgirem os primeiros sintomas do COVID-19, o paciente deverá procurar o serviço de saúde mais próximo da sua residência.

Outro portal essencial é o do Ministério da Saúde.

Acesse: https://coronavirus.saude.gov.br/

Utilidade Pública: o que você precisa saber sobre o COVID-19

Esperamos que este artigo seja sido útil a você, querido(a) leitor(a). Semana que vem estaremos de volta. Deixe o seu comentário ou pitaco, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Sobre a Agência CWS

Contamos com as melhores soluções em: Criação de Sites, divulgação em Redes Sociais e Google Adwords, Manutenção de Websites, Fotografia, desenvolvimento de E-Commerce e criação de conteúdo escrito para blogs. Solicite um orçamento hoje mesmo clicando no botão abaixo e seja atendido(a) rapidamente por um de nossos atendentes:

[button text="Solicite um Orçamento CWS" radius="10" link="https://agenciacws.com.br/orcamento/" target="_blank"]

 

Deixe um comentário