Nesta semana, nós da Agência CWS vamos conversar sobre quais são os principais tipos de gatilhos mentais, além da importância de cada um. Primeiramente, iremos preparar todo o território para receber o terceiro e último artigo de nossa trilogia, quando enfim falaremos sobre como aplicar cada um dos gatilhos mentais listados no artigo desta semana. Portanto, sem mais delongas, vamos lá?
Quais são os principais tipos de gatilhos mentais?
1. Escassez
2. Urgência
3. Autoridade
4. Novidade
5. Prova Social
6. Reciprocidade
7. Antecipação
Explicando um pouco sobre cada gatilho
1. Escassez
Inegavelmente um dos gatilhos mentais mais utilizados por comércios e lojas virtuais. Aposto que você já deve ter se deparado alguma vez com uma mensagem do tipo “últimas unidades em estoque”, bem como com um contador mostrando que aquele produto está terminando, não é mesmo? Pois a escassez gera dentro da gente imediatismo, impulso, sendo um gatilho extremamente poderoso com a finalidade de vender qualquer tipo de produto ou serviço. Sobretudo, ele desperta em nós um estado de “não posso perder essa”.
2. Urgência
O gatilho da urgência se assemelha ao da escassez, mas ele está ligado a um outro fator: o do tempo. Ao invés de “última unidade em estoque”, você se depara com uma mensagem do tipo “apenas mais 2 horas a este preço promocional”, isto é, impondo um prazo limite para adquirir um determinado produto ou serviço. Quantas vezes nos deparamos com esse gatilho? Sobretudo ele mexe muito com a sensação da impossibilidade de escolha. Depois que o prazo acabar, a pessoa não terá mais escolha a não ser ficar sem aquilo que ela tanto queria.
3. Autoridade
Como o próprio nome sugere, este gatilho é usado para mostrar ao público que você é expert em um determinado assunto. Que não tem ninguém melhor do que você na sua área de atuação. É preciso mostrar vasto conhecimento no seu ramo, seja através de e-books, blog ou posts pontuais em redes sociais. Além disso, é preciso mostrar experiência, bagagem, a fim de conquistar a confiança do público. Um exemplo bem prático do gatilho da autoridade é quando alguma empresa se orgulha de estar “há mais de 30 anos líder no mercado”.
4. Novidade
Quando algo inovador aparece, as pessoas tendem a ficar fascinadas, visto que todos nós amamos novidades e é justamente esse o sentimento explorado através do gatilho da novidade. Ele anda lado a lado com o gatilho da antecipação e, se usados de forma inteligente, com certeza irão trazer grandes frutos para a sua empresa. Mas tenha bom senso com o uso deste gatilho, ok?
5. Prova Social
Você está fora de casa quando inesperadamente bate aquela fome, e então você decide comer em um restaurante. Numa mesma rua, existem dois restaurantes: ambos parecem oferecer ótimo serviço, mas um está mais movimentado, cheio de gente, enquanto o outro está vazio. Automaticamente, você tende a ir no que está mais cheio, não é mesmo? O gatilho mental da prova social explora esse lado do ser humano de seguir o que está na moda, isto é, a seguir tendências.
6. Reciprocidade
É sempre bom ser gentil com o próximo. Quando somos gentis com alguém ajudando essa pessoa em algo, por menor que seja, a pessoa ajudada se sente no dever te retribuir. O gatilho da reciprocidade leva ao marketing esse sentimento, ao passo que ele é, inclusive, uma das bases para o Inbound Marketing. Aliás, fizemos uma trilogia de artigos muito bacana sobre Inbound Marketing. Clique aqui para acessar a primeira parte da trilogia.
7. Antecipação
Primordialmente, este gatilho explora em nós a expectativa por algo a ser lançado. Um exemplo prático é você ouvir a 20 segundos da mais nova música daquele artista que você tanto gosta. Afinal, é apenas uma amostra de uma música de um álbum que será lançado apenas dentro de alguns meses. Contudo, cria-se expectativa ou o famoso hype como muitos preferem chamar hoje em dia. Esse sentimento ativa partes do cérebro ligadas à felicidade, por isso o gatilho da antecipação é tão importante para a estratégia de marketing da sua empresa. Vale lembrar que este gatilho está intimamente ligado ao da novidade.