Nesta semana, nós da Agência CWS vamos conversar sobre o que são gatilhos mentais e a importância deles em qualquer estratégia de marketing. Trata-se de um recurso poderoso. Tão poderoso que pode ser usado até mesmo na má fé com o intuito de enganar pessoas. Não é o que queremos, mas essa linha serve para ilustrar todo o poder dos gatilhos mentais. Sem mais delongas, vamos lá?
Ah, vale mencionar que este é o primeiro de uma trilogia de artigos sobre gatilhos mentais.
Decisões, decisões
Inegavelmente, todos nós, sem exceção, tomamos inúmeras decisões por dia. Seja que roupa vestir, o que comer, assim como o que ler, assistir, ouvir, fazer e não fazer no dia. Enfim, nossas vidas são baseadas em decisões, desde as menores – como decidir qual tênis usar – até as maiores, como comprar um novo imóvel.
Aspectos externos, internos, culturais, de humor, expectativa e de experiência própria são determinantes para as decisões que tomamos. Aquele breve instante entre fazer o A ou B. Estímulos captados por nosso cérebro e que são profundamente ligados a contextos emocionais e sociais. E, como não poderia deixar de ser, as decisões estão relacionadas ao consumo. Afinal de contas, é a nossa mente que decide o que vai comprar.
Dois sistemas de decisão
Todos nós temos dois sistemas de decisão. O primeiro é liderado pelo nosso subconsciente. São decisões automáticas, rápidas, motivadas pela emoção. Exemplo: você está fora de casa, morrendo de fome, mas vê um carrinho de cachorro-quente logo ao seu lado. Automaticamente, você toma a decisão de comprar um cachorro-quente para saciar a fome de forma rápida. Some a isso o fator financeiro, pequeno e que muito provavelmente não irá afetar a sua vida.
Já o outro sistema de decisão é completamente o oposto. Ele é liderado pela lógica. Calculista, devagar, ponderador, exigindo maior raciocínio e tempo. Exemplo: por mais que você esteja querendo um novo carro, você não vai sair por aí, entrar na primeira concessionária que encontrar e comprar o primeiro carro que aparecer na sua frente. Sem dúvida, você irá pensar, ponderar e estudar cada aspecto da sua vida até decidir qual carro comprar. Além disso, o fator financeiro aqui é muito maior, arriscado, exigindo de você um tempo maior de decisão.
Afinal, o que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são as decisões que nosso cérebro toma na emoção, no “piloto automático”, podendo ser interpretados como facilitadores do nosso cérebro. Decisões automáticas, como caminhar, são tomadas pelos gatilhos mentais, que gravam nossas ações a as executam de forma automática, liberando a nossa mente para decisões que precisem de nossa atenção.
Se a sua empresa souber explorar os gatilhos mentais de uma forma amigável, as chances de sucesso aumentarão consideravelmente.
No próximo artigo, vamos explicar os tipos de gatilhos mentais mais explorados pelas empresas, como cada um deles age em nossas vidas e o poder que cada um carrega consigo.