WhatsApp da Agência CWS

Metaverso e o futuro da internet – parte 2/2

No artigo passado – que você pode ler clicando aqui – nós explicamos o que é metaverso e como ela pode revolucionar o modo como interagimos online. Agora, concluindo nosso especial, vamos conversar sobre realidade aumentada e realidade virtual, tecnologias fundamentais para se entender o metaverso. Vamos lá?

O que é Realidade Virtual?

Já faz um bom tempo em que a realidade virtual tem sido consumida. Também conhecida pela sigla em português RV ou da sigla em inglês VR (Virtual Reality), esta tecnologia pode ser encontrada em grandes empresas como Facebook, Samsung e Sony.

A Sony, por exemplo, conta com uma grande biblioteca de jogos especialmente para RV para quem possui Playstation 4 ou 5. Muitas empresas tem entrado na onda, relançando seus principais jogos especialmente para realidade virtual.

Principais dispositivos de realidade virtual

Óculos RV para Smartphones

Fáceis de usar e com preços mais acessíveis, basta acessar o aplicativo de realidade virtual do seu celular e inseri-lo nos óculos RV. Mas fique atento, pois é preciso checar a compatibilidade dos seus óculos com o modelo do seu celular. Outro ponto a se comentar é uma experiência mais simples e menos sofisticada. Isso ocorre porque os smartphones geralmente oferecem apenas três graus de liberdade (3DOF), ou seja, somente os movimentos da cabeça do usuário são identificados.

Óculos RV avançados

Metaverso e o futuro da internet – parte 2/2
Oculus Quest 2, um dos destaques em realidade virtual

Conhecidos como Tethered, esses óculos exigem um PC ou console de videogame poderoso. No entanto, entregam uma experiência imersiva sem igual e bem mais sofisticada do que as proporcionadas pelos smartphones. Aqui, é comum esses óculos serem de 6 graus, capturando os movimentos da cabeça e os movimentos e posição do resto do corpo.

Existem diversas marcas disponíveis para quem possui um PC, além do PlayStation VR, que roda exclusivamente no Playstation 4.

Metaverso e o futuro da internet – parte 2/2
Playstation VR

Como mencionamos, não adianta nada você comprar estes óculos e testar naquele computador de mesa meio antigo que você costuma usar no dia-a-dia. É realmente preciso adquirir um PC gamer, pois esse tipo de computador é naturalmente mais poderoso e conta com as peças necessárias para tornar a experiência mais completa. Dentre os dispositivos do momento, destacamos o Oculus Quest 2 e o Oculus Rift S, ambos desenvolvidos pela Oculus, uma divisão do grupo Meta (antigo Facebook Inc.) especializada em dispositivos de realidade virtual.

Óculos RV Independentes

Como o nome sugere, você não precisa ter nenhum dispositivo compatível para usar estes óculos. Eles já vem com tudo o que é preciso: GPU, processadores embutidos, memória, sensores, fones de ouvido, painéis, bateria, e muito mais. Basta conectar à Wi-Fi e pronto, você estará imerso pela realidade virtual a qualquer momento. O único lado ruim é seu preço, muito mais alto do que as duas opções anteriores.

O que é realidade aumentada?

Conhecida pelas siglas RA ou do inglês AR (Augmented Reality), esta tecnologia possui um funcionamento diferente da realidade virtual. Enquanto a realidade virtual cria um mundo digital totalmente novo e imersivo, a realidade aumentada inclui componentes digitais no mundo em que já vivemos, como hologramas.

Um bom exemplo disso é o jogo mobile Pokemon GO. Nele, nós utilizamos o nosso celular para ver e capturar as lendárias criaturas digitais espalhadas pelo nosso mundo real, utilizando-se da geolocalização. Não à toa, Pokemon GO tornou-se uma verdadeira febre alguns anos atrás, popularizando a realidade aumentada no mundo inteiro.

Principais dispositivos de RA

Microsoft HoloLens

Microsoft HoloLens tem sido usado por empresas para treinamento

Desenvolvido pela gigante de tecnologia que nos presenteou com o Windows e o Xbox, o HoloLens é um óculos que permite com que o usuário interaja com hologramas como se estivesse tocando nos objetos projetados. Lançado em 2015, é tido como um dos grandes pioneiros da realidade aumentada. Sua aplicação está indo além da casual: empresas do mundo inteiro tem usado o HoloLens para melhorarem seus treinamentos e processos de ensino.

Dentre essas empresas, estão a Japan Airlines, Pearson, Cleveland Clinic e a Lego Education. Ja no Brasil, a Telefônica Educação Digital tem se estabelecido como uma pioneira nacional no uso da realidade aumentada.

Google Glass (descontinuado)

Um pouco menos ambicioso que o HoloLens, desenvolvido pela Google para proporcionar uma série de funções inteligentes. Tratava-se de um par de óculos com um pequeno display em uma das lentes. Com ele, era possível tirar fotos, acessar emails, fazer videoconferências, visualizar o Google Maps, receber notificações de eventos e reuniões, enviar mensagens, e muito mais. Porém, o Google Glass foi um verdadeiro fracasso, e uma das principais razões foi a questão da privacidade. Muitas pessoas passaram a questionar que se ele não estaria roubando informações pessoais dos usuários, e até mesmo tirando fotos sozinho, sem permissão.

Facebook Messenger

Metaverso e o futuro da internet – parte 2/2
Novidades em realidade virtual no Facebook Messenger

No último dia 21/10, foi anunciado o lançamento do Group Effects (ou Efeitos em Grupo) para o amado Facebook Messenger. Através dele, as salas do Messenger e videochamadas ganharam recursos dinâmicos em todos os usuários presentes na conversa simultaneamente.

São mais de 70 opções disponiveis até o momento, entre jogos, filtros e até um gato digital que fica passeando pela interface. Além disso, o grupo Meta promete expandir o acesso à API SparkAR Multipeer para desenvolvedores e criadores. A ideia é que novos efeitos para grupos sejam criados, aprimorando e fazendo o Messenger cada vez mais adepto da realidade aumentada. E sim, aqueles filtros de fotos que muitos de nós já estamos tão acostumados a ver, como aqueles que adicionam barbas, orelhas de gato ou de elfo, dentre outros efeitos divertidos, é outro bom exemplo de realidade aumentada.

Esperamos que este artigo seja sido útil a você, querido(a) leitor(a). Semana que vem estaremos de volta. Deixe o seu comentário ou pitaco, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Sobre a Agência CWS

Contamos com as melhores soluções em: Criação de Sites, divulgação em Redes Sociais e Google Adwords, Manutenção de Websites, Fotografia, desenvolvimento de E-Commerce e criação de conteúdo escrito para blogs. Solicite um orçamento hoje mesmo clicando no botão abaixo e seja atendido(a) rapidamente por um de nossos atendentes:

[button text="Solicite um Orçamento CWS" radius="10" link="https://agenciacws.com.br/orcamento/" target="_blank"]

Deixe um comentário