WhatsApp da Agência CWS

Metaverso e o futuro da internet – parte 1/2

No último dia 28/10, o grupo Facebook, liderado por Mark Zuckerberg, anunciou a mudança de seu nome corporativo para Meta. Tal decisão vem de encontro com a reformulação trazida por Mark sobre o futuro da internet. O grupo Meta promete ir muito além de Facebook, Instagram e WhatsApp, suas principais plataformas.

Mas afinal, você sabe o que é metaverso?

Venha conosco do Blog Agência CWS para saber tudo sobre essa novidade e como ela pode revolucionar para sempre o modo como interagimos online!

O que é metaverso

“O metaverso existe em espaços virtuais onde você pode criar e explorar com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico que você – Mark Zuckerberg”

Assim definiu o próprio Mark Zuckerberg. Imagine um futuro onde computadores e celulares serão coisas do passado. Para se conectar à internet, basta usar um dispositivo próprio – um óculos ou um fone de ouvido – e mergulhar de cabeça em um ambiente virtual. Uma vez transportados para esses ambientes, podemos assistir a shows, fazer confraternizações com amigos e familiares, e até mesmo participar de reuniões de trabalho.

Seria como entrar em um universo paralelo onde tudo é possível. E nesse universo, até mesmo o modo como você interage com este artigo seria diferente. Você não precisaria mais ficar aí encarando a tela do seu computador ou celular; você entraria para dentro deste artigo e passearia por todas as palavras e imagens em uma imersão completa. Parece coisa de ficção científica, não é mesmo?

Se imagine em 1983, por exemplo. Naquele ano, foi lançado o primeiro telefone móvel fabricado em série e comercializado do mundo: o DynaTAC, produzido pela Motorola. Tratava-se de um pesado aparelho de 33cm de altura, 794 gramas, tela em LED e capacidade para memorizar até 30 números. Imagine alguém te contando naquela época que no futuro, aparelhos como aquele seriam coisa do passado, e que viveríamos em um futuro com internet, redes sociais, games online, celulares com tela touchscreen, serviços de streaming, filmes e músicas digitais, e tudo isso através de pequenos arquivos chamados de aplicativos? Em 1983, causaria a mesma sensação de estranheza e fascínio que o metavero provoca hoje em dia.

E se hoje, todas essas cosas que eu mencionei  ali em cima fazem parte do nosso cotidiano, o metaverso fará parte do cotidiano das futuras gerações.


Para se ter uma ideia melhor sobre como funciona o metaverso, basta assistir a filmes como Tron (1982), Matrix (1999) e Jogador Nº 1 (2018).

Pioneiros do metaverso

Em setembro, Mark Zuckerberg anunciou o investimento de US$ 50 milhões para construir o seu próprio metaverso. Mas não é só o grupo Meta que tem investido pesado na ambição de obter o reconhecimento de pioneiros do metaverso. Nomes como Elon Musk e grandes empresas como Microsoft, NVIDIA e Epic Games tem apostado alto. E tudo só está sendo realmente possível com a chegada da tecnologia 5G.

Foi possível assistir ao filme Inception (A Origem) dentro do Fortnite.

A Epic Games é um caso à parte. Seu jogo online Fortnite começou revolucionando os videogames ao popularizar o gênero Battle Royale mundo afora. Mas hoje em dia, Fortnite pode ser visto como um exemplo prático de metaverso. A empresa de Tim Sweeney (um dos maiores entusiastas do assunto) promoveu a exibição de filmes e shows em seu ambiente virtual. Em agosto, a cantora americana Ariana Grande chegou a fazer um show visto por milhões de pessoas dentro do Fortnite. Tem se tornado comum encontrar aos avatares dos jogadores assistindo a filmes e interagindo com aquele ambiente virtual de uma forma mais imersiva.

E agora que você sabe o que é metaverso, no próximo artigo nós vamos explicar o que é realidade aumentada, além dos dispositivos que prometem revolucionar a internet muito em breve. Até lá!

Esperamos que este artigo seja sido útil a você, querido(a) leitor(a). Semana que vem estaremos de volta. Deixe o seu comentário ou pitaco, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Sobre a Agência CWS

Contamos com as melhores soluções em: Criação de Sites, divulgação em Redes Sociais e Google Adwords, Manutenção de Websites, Fotografia, desenvolvimento de E-Commerce e criação de conteúdo escrito para blogs. Solicite um orçamento hoje mesmo clicando no botão abaixo e seja atendido(a) rapidamente por um de nossos atendentes:

[button text="Solicite um Orçamento CWS" radius="10" link="https://agenciacws.com.br/orcamento/" target="_blank"]

Deixe um comentário