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Marketing Global: o que é e como funciona 2/2

Semana passada, o Blog Agência CWS trouxe para você um artigo muito bacana sobre Marketing Global, destacando seus benefícios, importância e dando os primeiros passos na sua estruturação. Agora, em Marketing Global: o que é e como funciona 2/2, vamos aprofundar o tema, formas de atuação, padronização, preços, pesquisa de mercado, SEO internacional e muito mais. Vamos lá?

Relembre o primeiro artigo clicando no link abaixo:

– Marketing Global: o que é e como funciona 1/2

1. Formas de atuação

A etapa aqui é definir a sua forma de atuação. Você pode abrir um escritório comercial, exportar o produto (digital ou físico), usar o modelo de franqueado, entre outras possibilidades.

Uma pesquisa feita pela Apex-Brasil fez um levantamento das principais formas de atuação das empresas brasileiras no exterior:

1º Escritório próprio: 40,2%
2º Somente exportação: 38,0%
3º Assistência de pós-venda: 20,1%
4º Armazém próprio de distribuição: 18,8%
5º Unidade produtiva própria: 17,9%
6º Franqueado(s): 8,3%

2. Preço

Apesar de poder uniformizar a estratégia, o preço varia conforme o mercado, além de ser afetado por muitas variáveis que vão da taxação de produtos à percepção que a sua marca pode causar no público; dos custos de matéria-prima à distribuição e produção/ importação.

Esta é uma etapa delicada, que precisa ser estudada com todo a atenção.

3. Produto

Por mais que o produto seja padronizado em todos os mercados, ele tende a sofrer alterações conforme a cultura de cada país. Vender um lanche com carne na Índia pode ser uma péssima gafe, ao tempo em que vender um lanche com salsicha na Alemanha pode agradar em cheio àquela cultura.

Ou seja, as questões culturais influenciam nas escolhas. Além disso, optar por matéria-prima local é uma boa para questões sociais e econômicas.

4. Defina as promoções

Em nosso primeiro artigo – que você pode conferir clicando aqui – nós listamos os principais fatores a serem levados em conta na hora de fazer um levantamento de dados completo. Aqueles mesmos fatores valem para esta etapa, uma vez que as decisões de promoção são diretamente influenciadas pelo fator cultural.

A sua empresa estará se comunicando com um público diferente, e qualquer erro nesta etapa, poderá colocar toda a sua estratégia de Marketing Global a perder. Outro ponto importante aqui é ficar sempre antenado com o mercado local, monitorar as principais páginas das redes sociais para ficar sempre atualizado com os hábitos de consumo daquele país.

5. Desenvolva um Plano de Marketing

Chegou a hora de colocar as mãos na massa e traçar um plano de marketing que contenha os seguintes tópicos:

– Indicadores
– Definições de objetivos
– Público-alvo
– Cronogramas de execução
– Estratégias detalhadas
– Posicionamento

Crie um plano específico para cada região, com orientações que devem ser seguidas especificamente por suas equipes locais. Produzir conteúdo na língua do país se destaca também como uma poderosa ferramenta do Marketing Global. Mas nada de utilizar o Google Tradutor para isso. Conte com uma equipe de tradução apta a produzir conteúdo de qualidade originalmente na língua.

Além disso, faça parcerias locais e invista no SEO internacional, nosso próximo (e último_ tópico.

6. SEO internacional

Não vai adiantar muito produzir conteúdo original na língua do país, se o SEO de toda sua estratégia de Marketing Global estiver em Português, não é mesmo? O SEO internacional serve exatamente para isso: fazer com que todo o seu conteúdo apareça nos mecanismos de busca dos países em que a sua empresa deseja atuar. Estudar o que o que os consumidores locais andam pesquisando, quais palavras-chave estão sendo as mais usadas, tudo isso ajuda para que a sua marca chegue fortalecida.

Esperamos que este artigo seja sido útil a você, querido(a) leitor(a). Semana que vem estaremos de volta. Deixe o seu comentário ou pitaco, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

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