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Glossário de termos de vendas – Parte 2/2

Semana passada, você viu aqui no Blog Agência CWS a primeira parte deste especial com um glossário de termos de vendas muito completo e direto ao ponto, onde abordamos 10 termos que andam em alta. Agora, chegou a hora de encerrarmos o nosso especial apresentando mais 10 termos para você conhecer os seus respectivos significados. Sem mais delongas, vamos lá?

Se você perdeu o nosso artigo passado, clique no link abaixo e boa leitura!

https://agenciacws.com.br/glossario-de-termos-de-vendas-parte-1-2/

Veja neste artigo

– CX (Customer Experience)
– Forecast de vendas
– Lead scoring
– MVP (Minimum Viable Product)
– NPS – Net Promoter Score
– Onboarding
– OPPS
– PQLs – Product Qualified Leads
– SaaS – Software as a Service
– Self-service Sales

CX (Customer Experience)

Vivemos em uma era em que um cliente se torna fidelizado não só pelo serviço ou produto adquirido, mas por toda a experiência do processo de compra. O CX (Customer Experience) é exatamente isso: um ramo onde profissionais se dedicam a solucionar problemas e a proporcionar experiências positivas a clientes em contato com um serviço ou produto.

Forecast de vendas

A palavra em inglês “forecast” significa “previsão” ou “projeção”. Trata-se de uma ferramenta que vem sendo amplamente utilizada para o planejamento de vendas, estruturado através de análises preditivas que determinam como um funil de vendas vai se comportar ao longo de um período, como um ano ou ainda um trimestre. O forecast de vendas se tornou uma estratégia essencial em tempos de coronavírus.

Lead scoring

Conforme a sua empresa vai gerando leads, torna-se importante acompanhar esses dados com base no seu comportamento e perfil. O lead scoring permite estabelecer uma série de critérios de qualificação da sua empresa. Além disso, alguns dados fornecidos pelos leads, tais como localidade, segmento, gênero e renda, são usados para estruturar o lead scoring conforme necessidade.

MVP (Minimum Viable Product)

Quando um novo produto ou serviço está em fase final de desenvolvimento, uma primeira versão costuma ser liberada ao público com o intuito de receber feedback. Essa é a estratégia do MVP.

NPS – Net Promoter Score

Quando compramos algo online ou usamos uma central de atendimento, é comum recebermos uma pesquisa de satisfação que busca mensurar se estamos felizes (ou não) como clientes. Essa é a missão do NPS, que se destaca por ser uma forma simples e muito eficaz de mensurar a experiência dos usuários com um produto e a equipe de atendimento de uma empresa.

Onboarding

É o período em que um cliente dá os primeiros passos com um serviço ou produto. Através de etapas como treinamentos, implementação e consultoria, o Onboarding busca evitar que haja quebra de expectativas geradas durante o processo comercial.

OPPS

São os leads qualificados que chegam até o funil comercial, e seu termo é diminutivo para a palavra em inglês “opportunities”, que significa “oportunidades”. Neste estágio, os leads estão prontos para receberem contatos de vendas.

PQLs – Product Qualified Leads

São os leads que utilizam uma versão gratuita ou demo de um produto, gostam da experiência e desejam fazer um upgrade para uma versão mais completa. Estratégia muito comum de Inbound Marketing.

Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Confira a nossa trilogia de artigos sobre o tema:
O que é Inbound Marketing e como ele surgiu?
Para que serve o Inbound Marketing?
Como funciona o Inbound Marketing

SaaS – Software as a Service

Netflix, Spotify e Amazon Prime são ótimos exemplos de SaaS, ou seja, softwares que oferecem serviços para seus assinantes. Neste modelo, o usuário não adquire uma licença, mas sim, a possibilidade de aproveitar todos os serviços prestados pela plataforma ou ferramenta.

Self-service Sales

O modelo de self-service sales (ou simplesmente vendas self-service) é encontrado em e-commerce, vendas de varejo, marketplaces e alguns softwares, onde o cliente compra sozinho, sem a ajuda de um vendedor. Perfeito para vendas simples que não exigem muitas demonstrações ou explicações.

Esperamos que este artigo seja sido útil a você, querido(a) leitor(a). Semana que vem estaremos de volta. Deixe o seu comentário ou pitaco, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

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