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Glossário de termos de vendas – Parte 1/2

Iniciando um especial em dois artigos, a Agência CWS traz para você um glossário de termos de vendas completo – parte 1/2, robusto e direto ao ponto. Conheça os termos mais populares, seus significados e aplicações mais comuns. Se você já se sentiu meio perdido ao assistir uma palestra ou ao ler um conteúdo cheio de termos de vendas cujos significados escaparam do seu conhecimento, este glossário destina-se a você. Vamos lá?

Veja neste artigo:

– Benchmarking
– Budget
– B2B (Business to Business)
– B2C (Business to Customer)
– Churn
– Closer
– Conversão
– CTA (Call-to-action)
– CRM (Customer Relationship Management)
– CS (Customer Success)

Benchmarking

Estratégia amplamente utilizada por empresas do mundo todo, o benchmarking consiste na pesquisa e estudo profundo para descobrir quem são os concorrentes de um determinado setor e como eles trabalham. Tal estudo permite entender o concorrente de uma empresa e qual será o próximo passo a ser tomado.

Budget

A palavra budget significa “orçamento” em inglês. É um desses inúmeros casos em que a palavra em inglês acabou se popularizando de tal forma no Brasil que acabou superando a versão em português. Termo muito utilizado em empresas de tecnologia.

B2B (Business to Business)

Em tradução livre, “business-to-business” significa “de empresa para empresa”. São duas empresas que fazem negócios – que podem ser um produto ou serviço – como cliente e fornecedor. Não existe um ponto de venda neste modelo, mas sim, relacionamento e valor agregado.

Leia também:
– Tendências para o Marketing B2B em 2021

B2C (Business to Customer)

Já o B2C são as empresas que vendem diretamente para os consumidores finais, ou seja, pessoas físicas. Em tradução livre, “business-to-costumer” significa “de empresa para consumidor”.

Churn

Métrica que avalia o quanto uma empresa perdeu em receitas ou em clientes devido a cancelamentos. Muito importante para operações de SaaS (Software as a Service).

Closer

Trata-se de um vendedor ou vendedora cuja missão é finalizar negociações. Seus principais objetivos são conquistar a confiança dos clientes e garantir a venda, mesmo que haja objeções durante o processo.

Conversão

Primeiro termo em português do nosso glossário. Sempre que alguém faz alguma ação em seu website ou nas redes sociais, em prol da sua marca, gera taxa de conversão. Essa ação pode ser quando alguém finaliza uma compra, ou se inscreve em uma newsletter, ou baixa um conteúdo como um e-book, por exemplo. Esse métrica é fundamental para qualquer empresa entender melhor o seu público, estudar como está sendo o retorno de cada investimento de seu negócio, seja investimento de dinheiro ou até mesmo de tempo. Além disso, serve para medir os resultados de sua estratégia de Marketing Digital.

Leia também:
– Como Converter Visitas em Vendas
– Como medir suas conversões?

CTA (Call-to-action)

Quando entramos em um site e clicamos no botãozinho de atendimento via WhatsApp, estamos executando um call-to-action. É um comando, uma chamada para que o potencial cliente realize uma ação, que pode ser através de um link em um e-mail, botão de download, uma imagem etc.

CRM (Customer Relationship Management)

São as práticas de relacionamento com o cliente. Do primeiro contato com clientes até o momento da venda (e em alguns casos, até mesmo o suporte pós-venda), ter um bom relacionamento com eles é de suma importância para qualquer empresa que se preze.

CS (Customer Success)

Estratégia que visa oferecer aos clientes um atendimento totalmente personalizado, periódico, consultivo e dedicado. Tem se tornado uma das melhores estratégias de retenção de clientes da atualidade.

Esperamos que este artigo seja sido útil a você, querido(a) leitor(a). Semana que vem estaremos de volta. Deixe o seu comentário ou pitaco, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

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