WhatsApp da Agência CWS

É seguro manter arquivos na nuvem?

Uma das principais características do cloud computing, o armazenamento de arquivos em nuvem é uma realidade que vem sendo adotada por muitas empresas e usuários comuns. Mas é realmente seguro manter arquivos na nuvem?

Para responder a essa pergunta, o Blog Agência CWS preparou um artigo muito especial sobre o assunto, com tudo o que você precisa saber. Vamos lá?

Mas respondendo à pergunta…

Sim. Manter os arquivos na nuvem é seguro desde que alguns cuidados sejam tomados. Mas nós vamos chegar lá logo, logo.

Porém, primeiro, é importante falarmos do preconceito que existe em torno do armazenamento em nuvem. Muitas pessoas acreditam que a nuvem não seja um local seguro para guardar os seus arquivos, então elas preferem guardá-los em HDs, SSDs, pendrives, HDs externos ou qualquer outro disposito eletrônico. Acontece que nenhum dispositivo local dura para sempre – um HD externo, por exemplo, pode começar a apresentar problemas após 4 anos.

Imagine o seguinte cenário: você é dono(a) de uma empresa e mantém todos os arquivos, notas fiscais, PDFs, cadastros de clientes, senhas e tudo o mais armazenado somente em um dispositivo local e, um dia, você perde esse dispositivo seja por furto, incêndio, ou porque simplesmente quebrou. Existem softwares e empresas que recuperam arquivos de dispositivos danificados, mas são soluções muitas vezes caras e que não garantem que você recupere todo o conteúdo. Além disso, ficar dependendo de backup automático é arriscado, além de também ser caro (caso você opte por uma solução mais profissional).

Ao guardar os seus arquivos em nuvem, esse tipo de problema deixa de ser uma realidade. Mesmo que você mantenha uma cópia em um HD local (o que é recomendado, por sinal) e o perca, você terá tudo devidamente salvo na nuvem. Por isso, recomendamos que você assine uma solução de armazenamento em nuvem.

As principais soluções:

– Dropbox
– Google Drive
– OneDrive
– Mega.nz
– iCloud (para usuários dos produtos Apple)

5 vantagens do armazenamento em nuvem:

1. Criptografia dos dados

Somente você pode acessar os seus arquivos através de login e senha. Seus arquivos jamais serão vistos por outros usuários, a não ser que você compartilhe.

2. Recuperação dos dados

A única forma de perder um arquivo salvo na nuvem seria caso ocorresse uma catástrofe digital sem proporções.

3. Acesso controlado

O usuário tem total controle sobre quem acessa os arquivos, além de poder estabelecer privilégios e compartilhar os arquivos com pessoas específicas.

4. Armazenamento seguro

As chances são remotas, mas mesmo se um servidor for invadido por hackers, eles irão se deparar com um quebra-cabeças com milhares de peças, mas só conseguirão acessar apenas uma peça, tornando o ataque irrelevante. Isso porque a tecnologia por trás do armazenamento em nuvem possibilita que um mesmo arquivo seja dividido em várias partes e seja armazenado em diversos servidores diferentes.

5. Durabilidade

Os seus arquivos ficam seguros por tempo indeterminado. Mesmo se a empresa responsável vier a fechar, você poderá revogar os seus arquivos e migrá-los para outra plataforma.

Alguns cuidados a serem tomados

Agora que você já deve ter notado que, sim, é seguro manter arquivos salvos na nuvem, chegou a hora de saber quais os principais cuidados você deve tomar:

– Utilize um bom antivírus em seu computador;
– Mantenha todos os aplicativos e o seu sistema operacional sempre atualizados;
– Mantenha backup dos seus dados;
– Não utilize senhas óbvias e fáceis de decifrar. Além disso, as altere periodicamente;
– Ao sair de um ambiente virtual, sempre o faça através da opção de “sair” ou “logout”.

Esperamos que este artigo seja sido útil a você, querido(a) leitor(a). Semana que vem estaremos de volta. Deixe o seu comentário ou pitaco, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Sobre a Agência CWS

Contamos com as melhores soluções em: Criação de Sites, divulgação em Redes Sociais e Google Adwords, Manutenção de Websites, Fotografia, desenvolvimento de E-Commerce e criação de conteúdo escrito para blogs. Solicite um orçamento hoje mesmo clicando no botão abaixo e seja atendido(a) rapidamente por um de nossos atendentes:

[button text="Solicite um Orçamento CWS" radius="10" link="https://agenciacws.com.br/orcamento/" target="_blank"]

Deixe um comentário