WhatsApp da Agência CWS

Dicas para trabalhar como freelancer

Se o mercado de trabalho para profissionais freelancer já demonstrava ser muito promissor nos últimos anos, acabou sofrendo um boom após a mudança de cenário proporcionada pela pandemia do novo coronavírus. E é pensando nisso que o Blog Agência CWS separou para você algumas dicas para trabalhar como freelancer, com tudo o que você precisa saber para mergulhar nesse universo. Vamos lá?

Principais vantagens de seguir a carreira de freelancer:

– Trabalhar em casa;
– Ser seu próprio chefe;
– Horários de trabalho flexíveis;
– Construir a sua própria marca;
– Executar o seus trabalhos em qualquer lugar do Brasil e também do mundo.

E os principais desafios?

– Não contar com alguns direitos trabalhistas de quem tem carteira assinada;
– Falta de estabilidade financeira;
– Períodos de pouco ou muito trabalho;
– Isolamento social, caso trabalhe sozinho(a) em casa.

Como é o mercado de trabalho para um freelancer?

O termo “freelancer” significa “profissional liberal”, ou seja, uma pessoa que realiza um determinado tipo de trabalho sem ter um vínculo estabelecido com uma empresa.

O mercado de trabalho para freelancer é extenso e abrangente, podendo englobar diversos ramos. Abaixo, separamos alguns ramos da área de tecnologia que contam com alta demanda atualmente:

Criação de sites;
– Revisão de textos;
Gestão de redes sociais;
– Edição de vídeos;
– Tradução de conteúdos;
– Criação de conteúdo;
– Design gráfico;
SEO (links patrocinados).

5 dicas para trabalhar como freelancer

1. Crie um portfólio online

Este costuma ser o primeiro passo de quem deseja trabalhar como freelancer. Ter um portfólio online é de suma importância, visto que as empresas querem saber mais sobre você e seus trabalhos já feitos.

2. Cadastre-se no LinkedIn

Dentre todas as redes sociais disponíveis atualmente, o LinkedIn é a que melhor se destaca quando o assunto é encontrar oportunidades de emprego. Uma boa dica é pedir para quem contratou o seu serviço a fazer uma avaliação positiva sobre você.

Mas claro, você pode ainda criar um perfil em outras redes sociais como Facebook e Instagram, mas desde que seja totalmente voltado para o seu público-alvo, com uma linguagem clara e objetiva.

3. Abra um MEI para emitir notas fiscais eletrônicas

Essencial para profissionais freelancer, o MEI (Micro Empreendedor Individual) permite que você emita notas fiscais eletrônicas pelos trabalhos desenvolvidos. Além disso, o MEI garante alguns direitos trabalhistas como se você estivesse trabalhando com carteira assinada.

Para todas as informações, acesse o site do Portal MEI clicando aqui.

4. Cadastre-se em sites para freelancer

Agora que você já tem um portfólio online, um perfil no LinkedIn e está apto a emitir notas fiscais pelos seus trabalhos, chegou a hora de monitorar as vagas disponíveis para a sua área de trabalho através dos sites para profissionais freelancer.

Dentre os principais sites, destacam-se:
Workana
Trampos.co
Fiverr

5. Tenha total comprometimento

Partindo do fato de que você é o seu próprio chefe, ter total comprometimento com o seu trabalho é fundamental para que a sua carreira como trabalhador freelancer seja abundante.

– Estabeleça canais e horários de comunicação (exemplos: WhatsApp, telefone, e-mail, Skype, etc);

– Defina muito bem os valores e condições de pagamento dos seus trabalhos. Crie uma planilha e detalhe tudo para evitar possíveis problemas;

– Tenha sempre um modelo de contrato em mãos. Não inicie um trabalho sem um contrato válido, pois uma conversa informal pode ocasionar uma série de dores de cabeça para você;

– Controle as despesas em épocas de pouca demanda;

– Converse com um contador para ficar por dentro dos impostos para freelancers.

Esperamos que este artigo seja sido útil a você, querido(a) leitor(a). Semana que vem estaremos de volta. Deixe o seu comentário ou pitaco, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Sobre a Agência CWS

Contamos com as melhores soluções em: Criação de Sites, divulgação em Redes Sociais e Google Adwords, Manutenção de Websites, Fotografia, desenvolvimento de E-Commerce e criação de conteúdo escrito para blogs. Solicite um orçamento hoje mesmo clicando no botão abaixo e seja atendido(a) rapidamente por um de nossos atendentes:

[button text="Solicite um Orçamento CWS" radius="10" link="https://agenciacws.com.br/orcamento/" target="_blank"]

Deixe um comentário