Abaixo, listamos excelentes dicas de SEO para turbinar o seu site e deixá-lo bem ranqueado no Google. Para isso, utilizamos alguns dos fatores básicos do SEO (visto que somente o Google considera mais de 100 fatores na formulação de seus algoritmos). Vamos lá?
1. Escolha cuidadosamente as palavras-chave
O sucesso de um site bem ranqueado começa com uma boa estratégia de palavras-chave. Sabe quando nós pesquisamos no Google utilizando combinações de palavras para aquilo que desejamos encontrar? Por exemplo, “restaurante comida mexicana” ou “conserto de veículos”? São essas palavrinhas que determinam o sucesso do seu site em termos de ranqueamento.
Defina as palavras-chave que melhor se relacionam com o seu negócio e que melhor representam o seu público-alvo. Esta é uma parte muito importante. Porém, você não precisa ficar aí quebrando a cabeça. Existem diversas ferramentas online que auxiliam nesse trabalho.
Listamos abaixo algumas ferramentas online e gratuitas:
KeywordPlanner: planejador de palavras-chave.
Google Trends: para pesquisar as palavras-chave do momento.
Google SearchConsole: auxiliador SEO para quem está começando a montar um site.
PageSpeed Insights: ferramenta para ajudar a deixar o seu site mais veloz.
Está sem muito tempo livre? Deseja utilizar o seu tempo para empreender o seu negócio ao invés de criar uma campanha de SEO? Clique aqui e conheça o trabalho da Agência CWS em Campanha de Google Ads.
2. Produção de conteúdo relevante
Com as palavras-chave definidas, chegou a hora de produzir conteúdo para cada uma delas. O mais recomendado é escrever um artigo para cada palavra-chave definida, uma vez que o Google preza muito por conteúdo original e relevante. Não copie e cole conteúdos de outros sites. Essa é uma estratégia “suja” e rapidamente penalizada pelos mecanismos de busca. Produza conteúdo original e lembre-se: se o conteúdo não for relevante o suficiente para aquele potencial cliente que acabou de encontrar o seu site, as chances de ele nunca mais voltar são imensas. Por tudo isso é tão importante o seu site contar com um blog.
3. Meta description
Sabe aquela descrição que aparece embaixo de cada resultado de busca no Google? Aquele resumo que mostra o tipo de conteúdo que você irá encontrar ao abrir aquela página? Esse resumo técnico se chama meta description e é de extrema importância para o SEO. Ele deve ser curtinho (máximo de 160 caracteres) e deve incluir as palavras-chave atribuídas a ele. Apesar desta ser uma dica um pouco mais técnica, ela tem um grande peso para o sucesso do seu site.
4. Densidade e tamanho dos artigos
Esta dica é voltada para já quem tem um blog empresarial.Espalhe a palavra-chave principal pelos artigos, mantendo uma densidade entre 3% e 5%. Evite passar disso ou o seu site pode ser penalizado por suspeita de técnicas artificiais de SEO. O tamanho do artigo também é muito importante. Textos muito curtos podem ser entendidos pelos mecanismos de busca como “iscas de cliques” e não é isso o que você quer que aconteça. O ideal é ir além das 500 palavras. Esse número, segundo o Google, é o mínimo para responder à pergunta de quem encontrou o seu anúncio na internet. Um bom número realmente recomendado é de 2000 palavras, mas o de 500 é igualmente funcional para quem está começando a sua estratégia de SEO.
5. A revolução mobile e o Mobile First Indexing
Com o avassalador número de pessoas usando celulares para acessarem sites e realizarem pesquisas, é natural que Google começasse a priorizar páginas indexadas primeiro em versões mobile. Essa revolução se chama Mobile First Indexing e ela impacta profundamente a maneira como nos relacionamos com os mecanismos de busca.
Até entao, as páginas eram indexadas e avaliadas pela versão desktop do site. Desde a implementação desse novo padrão, são mostrados primeiro os sites adaptados para dispositivos móveis ou sites responsivos. Esse tipo de site deve ser clean, leve, de fácil navegação e intuitivo.
6. URL amigável
Você está procurando um artigo sobre dicas de SEO para o seu site. De repente, encontra um cujo link é: http://agenciacws.com/arquivo.php e logo abaixo, outro com o link: http://agenciacws.com/dicas-de-seo-para-o-seu-site
Você não sabe do que se trata aquele primeiro link. Ele pode ser sobre qualquer coisa, não é mesmo? Já o segundo link deixa claro sobre o assunto que está sendo abordado ali. Essa é uma URL amigável, ou seja, contém em sua URL palavras ou pistas sobre seu conteúdo.
7. Use imagens e adicione links no texto
Deixe o seu artigo mais dinâmico ilustrando-o com imagens. Para cada imagem, lembre-se de colocar a palavra-chave principal no título e subtítulo, o chamado alt-image. Além disso, espalhe links pelo texto, dando preferência a links que redirecionem para páginas internas do seu site, gerando mais tráfego e mantendo as pessoas conectadas por mais tempo em seu domínio.