Nesta semana, nós da Agência CWS vamos passar algumas estratégias que ajudarão você a divulgar a sua empresa investindo pouco dinheiro. São dicas pontuais, facilmente aplicáveis e que com certeza trarão ótimos frutos para a sua empresa se estabelecer no mercado. Vamos lá?
Análise de mercado
Planejamento é essencial para definir o seu negócio. Esta dica fica ainda melhor se você tiver alguém para te ajudar. Faça uma análise detalhada do mercado, incluindo concorrentes diretos, objetivos, metas, posicionamento, definição e compreensão do seu público-alvo. Costuma ser um trabalho demorado que, dependendo do número dos envolvidos, pode levar entre uma e duas semanas para ser concluído. Mas reiteramos aqui que esse é provavelmente o passo mais importante a ser tomado. Quando você tiver todo o material de pesquisa em mãos, você saberá exatamente quais caminhos tomar.
Faça ações para o seu público-alvo
Chegou a hora de começar a aplicar todo aquele trabalho de Análise de Mercado. Faça ações, promoções e divulgações especialmente pensando em seu público-alvo. Os seus clientes devem se sentir especiais, reconhecidos. Isso ajudará a sua empresa a conquistar toda uma nova fiel clientela.
Utilize Facebook e Instagram
As redes sociais estão aí, cada vez mais fortes, dinâmicas e influentes no mundo dos negócios. Vivemos em uma época em que é impensável uma empresa que quer se destacar no mercado não ter uma página no Facebook e/ ou no Instagram, as duas principais redes sociais do momento. Se você ainda não tiver, não perca mais tempo. Essas redes sociais são gratuitas para você poder postar novidades a respeito da sua empresa e começar a prospectar novos seguidores. E com o investimento que cabe no seu bolso, é possível ainda ir mais longe, impulsionando suas postagens para atingir mais pessoas. Mas as redes sociais demandam um carinho especial. Você não pode simplesmente abandonar as suas páginas por dois, três dias seguidos, pois você poderá estar perdendo a chance de interagir com potenciais clientes. Caso você não tenha muito tempo disponível, nós podemos te ajudar.
Mas não fique só no mundo online
É inegável o poder da internet para uma divulgação bem-sucedida, não importando o ramo. Porém, não se esqueça que o mundo offline lá fora é também cheio de oportunidades. Procure por assessorias de imprensa, divulgue sua empresa em jornais, revistas e rádio. Dependendo do ramo do seu negócio, é possível até ter o seu produto publicado em um editorial impresso.
Crie um cartão de visitas memorável
Com pouco investimento é possível criar um cartão de visitas bonito, elegante e que faça as pessoas quererem guardá-lo. Dê ênfase a todos os seus contatos como telefone, e-mail, endereço do site, número de WhatsApp ou Skype. Geralmente os cartões de visitas são descartados rapidamente pelas pessoas, por isso é importante fazer um que tenha boa utilidade.
Faça promoções locais
Essa aqui vai principalmente para quem tem uma empresa com fortes ligações com a cidade em que ela está estabelecida. Se utilizando das redes sociais e de serviços como o Google Meu Negócio (Google Business em inglês), é possível criar promoções especialmente para a sua cidade, o que com certeza irá gerar ótimos frutos, ainda que em uma atuação mais limitada.
Tenha um website e um blog corporativo
Toda empresa precisa ter um site na internet. Você até pode acomodar tudo nas suas redes sociais, mas dependendo do seu ramo, o website serve como portfolio, vitrine de produtos e serviços, além de um local seguro onde os seus clientes podem acessar para conferir as últimas novidades. Inclua um Blog com artigos escritos que tenham a ver com o seu negócio. O blog ajuda (e muito!) na hora da sua empresa ser ranqueada pelo Google, uma vez que seus complexos algoritmos levam em consideração a criação de conteúdo original.
E não se esqueça do envio de e-mail marketing
Estimulando os seus clientes a se cadastrarem no site ou algum perfil social da sua empresa, é possível fazer o bom uso do e-mail marketing. Ofereça promoções, divulgue lançamentos e fale das novidades que cercam a sua empresa. Existem diversas ferramentas gratuitas de criação e envio de e-mail marketing, dentre elas: Sendinblue, Nitronews, Mailchimp e Mad Mimi.
Use o WhatsApp para fazer atendimento
Mais uma vez, depende muito do ramo do seu negócio. Mas fato é que o WhatsApp vem sendo utilizado cada vez mais por empresas que desejam fazer uma divulgação segmentada, pontual, que queira aumentar a interação com clientes e potenciais clientes. Tenha um número de WhatsApp exclusivo para o trabalho, atenda a todos sempre com muita educação, ofereça serviços, marque reuniões.