Encerrando a nossa trilogia de artigos sobre gatilhos mentais, chegou a hora de conversarmos sobre como aplicar os gatilhos mentais. Agora que você já sabe do poder, da importância e bem como quais são os principais, venha conosco saber como aplicá-los na sua empresa, a fim de conquistar novos clientes e fechar novos negócios. Vamos lá?
Os principais gatilhos mentais
Quer saber mais? Não deixe de ler ao nosso artigo. Basta clicar aqui!
1. Escassez
2. Urgência
3. Autoridade
4. Novidade
5. Prova Social
6. Reciprocidade
7. Antecipação
Como aplicar os gatilhos mentais
Escassez
Primeiramente, crie promoções com um número limitado de unidades de um determinado produto. A regrinha é deixar isso claro para os clientes, se utilizando de frases como “últimas unidades em estoque” ou deixando pública a quantidade de unidades disponível. Em contrapartida, caso você venda serviços ao invés de produtos, ofereça um bônus para apenas os primeiros 10 ou 20 que ligarem/ se cadastrarem em sua landing page, por exemplo. Entretanto, seja sempre sincero com o público, isto é, mostre a escassez real. Portanto, se você abusar deste gatilho apenas para chamar atenção, ele acabará surtindo o efeito oposto.
Urgência
Ao utilizar este gatilho, você estará ativando no seu cliente um comportamento impulsivo. Quando nos deparamos com uma urgência, agimos inconscientemente, e isso vale para tudo na vida. O mesmo vale para compras. O medo de ficar sem aquele produto faz com que o cliente tenda a comprá-lo. Portanto, aplique este gatilho se utilizando de expressões e palavras que a princípio podem parecer um tanto clichês, mas que sempre funcionam, tais como: “última chance”, “só até hoje”, “agora”, “não deixe para amanhã”. É importante deixar claro o motivo para o prazo limitado imposto sobre o seu produto ou serviço. Além disso, use este gatilho somente quando você oferecer algo realmente urgente.
Autoridade
Este gatilho exige que você seja expert em seu negócio, mas como conquistar essa credibilidade? Acima de tudo, ofereça materiais gratuitos para o seu público. E-books e blog são as melhores pedidas. As pessoas precisam ter acesso fácil a artigos e a tudo o que você tem a dizer sobre o seu ramo. Mostre que você tem experiência. Se palestrar for a sua, publique fotos de você palestrando. Peça para clientes gravarem depoimentos sobre suas habilidades. Porém, nunca perca a humildade.
Novidade
Use este gatilho mental sempre que o seu produto ou serviço passar por alguma atualização significativa. Caso o seu negócio seja uma loja virtual com vários produtos, no entanto, utilize-o somente nos principais lançamentos, principalmente nos mais aguardados pelo público naquele semestre. Inegavelmente, esse gatilho tende a perder sua força quando usado em excesso, assim sendo, tenha bom senso. Desse modo, tenha em mente que todos nós amamos novidades e explore esse sentimento tão humano.
Prova Social
Números falam alto. Para ativar esse gatilho mental de forma profunda em sua empresa, reúna quantidade de unidades vendidas, além de pesquisas de satisfação, depoimentos de clientes, número de seguidores nas redes sociais, bem como número de visitas em seu site. Outro grande chamariz é publicar fotos de pessoas usando o seu produto ou serviço. Caso consiga que algum(a) famoso(a) faça isso, melhor ainda. Lembre-se que o gatilho da prova social está ligado ao da autoridade. Sobretudo, combine os dois e obtenha grandes resultados.
Reciprocidade
Também conhecido como gatilho da gentileza, o gatilho mais nobre da turma. Ao contrário dos demais, você pode usar e abusar deste gatilho em sua empresa, para qualquer ocasião, pois gentileza gera gentileza. Ofereça materiais e amostras grátis aos seus clientes, mesmo após uma compra ter sido fechada. Ademais, seja sempre amigável, mesmo (ou principalmente!) com quem deixou uma reclamação sobre o seu produto ou serviço. Acolha a todos de braços abertos; sem dúvida, você estará semeando frutos a longo prazo.
Antecipação
E falando em semear, o gatilho da antecipação mexe justamente com esse conceito. Funciona de uma forma bem simples: você vai lançar um novo produto ou serviço? Ao invés de simplesmente lançá-lo sem grande alarde, o que pode não trazer grandes resultados, que tal gerar expectativa em seu público? É aí que entra a estratégia de “semear”. Dessa forma, solte pequenas dicas, informações ou grave algum trailer sobre o seu futuro lançamento – ou seja, os famosos teasers tão utilizados no universo da cultura pop. Crie uma estratégia, assim como um calendário, e o faça de preferência meses ou algumas semanas antes do lançamento. Acima de tudo, não adianta nada fazer isso hoje e amanhã já fazer o lançamento.