O funil de vendas é uma das melhores estratégias que uma empresa pode adotar para monitorar todas as etapas de interação de um lead (cliente em potencial). E ao saber o que é e como funciona o funil de vendas, é possível gerar grandes resultados, ainda que não imediatos, uma vez que o funil de vendas trabalha com processos e etapas que falaremos a seguir.
Venha conosco do Blog Agência CWS para conhecer mais a respeito desse conceito, como implantá-lo em sua empresa e gerar resultados impressionantes. Vamos lá?
Como o funil de vendas funciona?
Do primeiro contato de um usuário com a sua empresa, passando pela conversão em lead até o momento em que o lead se torna um cliente. O funil de vendas é um conceito que representa e monitora essas etapas, tendo como principal objetivo converter a sua base de leads em clientes ativos. Além disso, ele ajuda a entender melhor o perfil de clientes ideais da empresa.
Como mencionamos anteriormente, o funil de vendas não gera resultados imediatos. Porém, é possível utilizar o complemento AIDA, que engloba 4 gatilhos mentais:
A – Atenção
I – Interesse
D – Desejo
A – Ação
Quer saber tudo sobre Gatilhos Mentais?? Nós fizemos uma trilogia de artigos sobre o assunto. Clique abaixo e boa leitura!
– O que são gatilhos mentais?
– Quais são os principais tipos de gatilhos mentais?
– Como aplicar os gatilhos mentais
O que são topo, meio e fundo de funil?
O topo, meio e fundo de funil formam as etapas do funil de vendas, independente da estratégia adotada pelas empresas.
Topo de funil: são os leads que ainda estão descobrindo sobre você. Nesta etapa, é importante concentrar os esforços para captar a atenção desse cliente em potencial.
Meio de funil: a atenção do lead foi capturada e aqui é preciso mostrar que você tem as melhores soluções. É uma etapa marcada por um engajamento mais prolongado e construção de relacionamento entre público e marca. Posts em blog, e-books e newsletter são excelentes tipos de conteúdo para o meio de funil.
Fundo de funil: é o momento em que o cliente em potencial está se preparando para adquirir o seu produto ou serviço. Geralmente, nesta etapa, o lead ainda está comparando empresas que oferecem serviços semelhantes, por isso é importante mostrar que você oferece o melhor serviço para solucionar o problema do(a) cliente.
Utilize Lead Scoring
Também conhecido no Brasil como Técnica de Pontuação de Leads, o Lead Scoring é um sistema de pontuação que serve para otimizar suas conversões e gerar mais vendas. Ele classifica os seus clientes em potencial por pontos, sendo que esses pontos determinam quem está pronto para a compra ou não.
Quando um lead recebe a pontuação determinada pela empresa, ele é encaminhado para fechar o negócio com o time de vendas. O perfil do lead e suas ações durante jornada de compra definem a pontuação.
Para criar um Lead Scoring funcional, utilize critérios de qualificação da sua base de leads. Você pode determinar critérios como segmento, cargo, cidade onde o lead mora ou trabalha, ou ainda criar uma classificação como a abaixo:
– Lead acessa uma página do topo de funil: 20 pontos;
– Lead acessa um conteúdo de meio de funil: 40 pontos;
– Lead faz download de algum conteúdo: 100 pontos.
Dentre as principais vantagens do Lead Scoring, estão:
– Aumento na produtividade;
– Estratégicas mais precisas;
– Diminuição de custos.
A importância das ferramentas de automação de marketing
As ferramentas de automação de marketing são poderosas plataformas desenvolvidas para facilitar processos de engajamento e manutenção dos leads. Se você está pensando em automatizar o seu funil de vendas, comece por esta tecnologia.
Dentre as principais vantagens, podemos destacar:
– Cria relacionamentos por e-mail
– Estrutura a segmentação da sua base de leads
– Monitora o comportamento dos seus contatos
É importante ressaltar que todas as ações tomadas devem fazer com que o lead percorra o caminho até o fundo do funil. Para que isso ocorra de forma fluida, destaque botões de chamadas de ação (Call-to-actions) como, por exemplo, botão para atendimento via WhatsApp ou e-mail, além de posicionar links que incentivem o usuário a interagir com determinadas páginas do seu site.