Nesta semana, nós da Agência CWS vamos falar a respeito da taxa de conversões de um site e como fazer o cálculo exato. Recomendamos desde já o Google Analytics, poderosa ferramenta do Google para monitorar os números do seu site com precisão, rapidez e uma eficácia única. Portanto, sem mais delongas, vamos aprender a como medir suas conversões..
O que são as taxas de conversão?
Simplificando, sempre que alguém faz alguma ação em seu website ou nas redes sociais, em prol da sua marca, gera taxa de conversão. Esse métrica é fundamental para qualquer empresa entender melhor o seu público, estudar como está sendo o retorno de cada investimento de seu negócio, seja investimento de dinheiro ou até mesmo de tempo. Além disso, serve para medir os resultados de sua estratégia de Marketing Digital.
Para gerar taxa de conversão, você pode disponibilizar um preenchimento de cadastro em seu site, uma inscrição de Newsletter (ação de e-mail marketing), divulgar sua página de solicitação de orçamento, etc. A sua missão é acompanhar o quanto da sua audiência realmente gera resultados e converte em vendas e interação.
É importante monitorar de perto os resultados. Afinal de contas, o propósito de qualquer estratégia de marketing digital é gerar leads, conquistar clientes e fechar vendas. E o quão perto você está de alcançar todos esses objetivos? Para isso serve o cálculo de taxa de conversão.
Entendendo melhor sobre as métricas de marketing digital
Antes de falarmos sobre o cálculo, vamos mergulhar nas principais métricas utilizadas em uma campanha online.
ROI (Retorno sobre investimento)
Espera-se que todo investimento gere resultados positivos. O ROI determina o valor que você terá de retorno em determinado investimento.
CAC (Custo de aquisição por cliente)
Esse cálculo determina quanto você paga por cada cliente que compra seu serviço ou produto. Serve essencialmente para você descobrir quantas vendas precisa fechar para que a sua campanha ou produto seja rentável.
Métricas de vaidade
Sabe quando você posta algo em suas redes sociais e os seus seguidores reagem com curtidas e compartilhamentos, mas aquele post acaba não gerando nenhuma venda? Essas são as métricas de vaidade, quando não representam uma conversão real.
Funil de conversão
Quando você cria uma campanha, seja no Google Adwords, e-mail marketing, Facebook Ads, etc, é necessário entender sobre como funciona o funil:
– Quantas pessoas realmente chegaram até o seu anúncio?
– Quantas pessoas clicaram no seu anúncio?
– Quantas pessoas viram efetivamente o conteúdo?
– E por fim, quantas pessoas acabaram comprando o seu produto ou serviço por causa do anúncio?
Para entendermos melhor, vamos listar as métricas de marketing digital por campanha.
Impressões/ Visualizações
Número de pessoas que visualizaram o seu anúncio ou abriram o seu e-mail marketing.
Taxa de cliques
Número de pessoas que clicaram no seu anúncio. Existem campanhas projetadas em CPC (Custo por Clique), quando você paga por cada clique, o que pode acabar saindo mais caro.
Taxa de rejeição
Número de pessoas que saíram do seu site na página de entrada sem interagir com ela..
Tempo de permanência no site
Ferramenta presente no Google Analytics. Monitore o quanto o seu anúncio está sendo atrativo e mantendo o público interessado.
Taxa de conversão
Quando as pessoas se interessam pelo seu produto e acabam comprando no seu e-commerce ou preenchendo um formulário ou realizando qualquer outra ação que você determinou como meta no seu site. Aqui também é a hora de calcular o ROI para entender quanto isso custou para a sua empresa.
Taxa de recompra x Clientes únicos
Serve para determinar quantos clientes estão recomprando em seu site e quantos estão voltando para visitá-lo. Essa métrica é ótima para determinar o quanto os seus clientes estão satisfeitos.
NPS
Muitas empresas perguntam, ao fim de uma compra, que nota você daria para o atendimento e a probabilidade de você indicar o serviço para outras pessoas. O NPS serve para isso e é muito utilizado em campanhas de marketing digital.
Descadastro de email marketing
Acredito que todo mundo já tenha se descadastrado alguma vez de algum e-mail marketing desinteressante. É o que você terá de monitorar, vendo de tempos em tempos se sua lista de e-mail marketing sofreu descadastro. Isso serve para medir o interesse do público e se você está oferecendo conteúdo relevante.
Como calcular a taxa de conversão?
O cálculo de taxa de conversão é muito simples. Primeiramente, ele é feito em porcentagem e compara o número total de visitantes em uma página com a quantidade de usuários convertidos.
Exemplo: o seu novo site registrou 5.000 visitantes e obteve 50 conversões. Neste caso, calcula-se o total de conversões, dividido pelo total de visitantes. O cálculo seria: 50/5000 = 1%
Mas o Google Analytics existe para que você não precise fazer cálculos manualmente. Ele possui ferramentas que rastreiam a taxa de conversão com muita precisão, sendo ainda a melhor pedida.