WhatsApp da Agência CWS

8 Comandos Avançados do Google para Refinar a Sua Pesquisa

Esteja você buscando por uma pizzaria que venda um sabor específico, quer encontrar um arquivo PDF rapidamente ou esteja estruturando uma análise competitiva para o seu novo projeto de SEO, os operadores de busca avançada do Google são perfeitos para tornar o nosso dia-a-dia mais prático.

Tratam-se de comandos especiais que filtram o modo como você pesquisa no Google, ampliando as capacidades das buscas e isolando resultados de pesquisa de uma forma toda especial. Eles te ajudam a encontrar exatamente o que você está procurando, e de quebra esses operadores avançados funcionam também no Bing e Yahoo Pesquisa.

Abaixo, nós do Blog Agência CWS selecionamos 8 comandos avançados do Google para refinar sua pesquisa e usar no seu dia-a-dia. Vamos lá?

Como utilizar os operadores avançados do Google?

1. Abra o site do google.com
2. No campo de pesquisa, utilize o operador desejado mais o termo de busca. Exemplo:

Ainda ficou com dúvidas? Nós ilustramos este artigo com todos os comandos para você!

1. Encontrar palavras-chave nos títulos das páginas

Comando: intitle:

Este operador mostra exatamente resultados que tenham a palavra-chave ou frase pesquisada por você dentro do título da página.

2. Encontrar tipos específicos de arquivos

Comando: filetype:

Este operador ajuda você a encontrar uma página com uma extensão específica. É muito útil quando você quer encontrar arquivos PDF, DOC, PPT, entre outros, mas não quer ficar procurando páginas e páginas de pesquisa para encontrá-los.

Tipos de arquivo suportados pelos operadores de busca do Google:

Adobe Flash (.swf)
Adobe Portable Document Format (.pdf)
Adobe PostScript (.ps)
Autodesk Design Web Format (.dwf)
Google Earth (.kml, .kmz)
GPS eXchange Format (.gpx)
Hancom Hanword (.hwp)
HTML (.htm, .html, other file extensions)
Microsoft Excel (.xls, .xlsx)
Microsoft PowerPoint (.ppt, .pptx)
Microsoft Word (.doc, .docx)
OpenOffice presentation (.odp)
OpenOffice spreadsheet (.ods)
OpenOffice text (.odt)
Rich Text Format (.rtf)
Scalable Vector Graphics (.svg)
TeX/LaTeX (.tex)
Text (.txt, .text, other file extensions)
Basic source code (.bas)
C/C++ source code (.c, .cc, .cpp, .cxx, .h, .hpp)
C# source code (.cs)
Java source code (.java)
Perl source code (.pl)
Python source code (.py)
Wireless Markup Language (.wml, .wap)
XML (.xml)

3. Encontrar sites relacionados

Comando: related:

Este aqui é um prato cheio para todas as empresas e profissionais que desejam fazer uma análise de concorrentes. Para o exemplo, nós utilizamos o site da Pizza Hut e como consequência, o Google nos retornou diversos outros sites similares a Pizza Hut, ou seja, diversos sites de outras pizzarias concorrentes.

4. Encontrar conteúdo em um site específico ou erros de indexação

Comando: site:

Poderoso operador que ajuda você a encontrar algo em um site específico. No exemplo, buscamos por um blog sobre criação literária, e ao utilizarmos o operador site:, nos é mostrado todos os artigos e páginas públicas naquele site. Muito bacana, né?

Além disso, este operador é indicado caso você queira saber exatamente quais páginas do seu site estão indexadas no Google e com isso encontrar possíveis erros de indexação. Digamos que você tenha um blog e quer saber quantos artigos estão aparecendo corretamente no Google. Com o comando site:seusite.com/blog (exemplo), você terá o número de resultados que o Google encontra.

5. Visualizar a versão em cache de um site

Comando: cache:

Muito útil quando um site está fora do ar e você ainda quer ler algo nele. Receba a versão mais recente da página em cache disponível no Google, mas tenha em mente que todos os elementos visuais do site ao vivo podem ser substituídos por uma simples página de texto. No exemplo, nós utilizamos .com mas você precisa colocar a extensão correta do site para que esse operador funcione (.com.br, .net, .org, entre outros).

6. Encontrar tópicos em sites e fóruns de discussão

Comando: site:website.com intitle:palavra-chave

A internet está cheia de fóruns de discussão para todos os gostos, e com este operador você poderá encontrar um termo exato dentro de um fórum ou ainda um site. Perfeito para encontrar conteúdo relevante e relacionado ao seu nicho de atuação no mercado. No exemplo, utilizamos o Reddit, um dos maiores fóruns de discussão online do mundo, e queríamos encontrar tópicos sobre tudo o que os usuários andam conversando sobre Marketing Digital.

7. Pesquise por dois termos

Comando: AND

Procure por um termo AND outro termo. Esse comando irá retornar somente resultados relacionados aos dois termos que você pesquisou.

8. Procurar por uma frase específica

Comando: “termo de pesquisa”

Ideal para quem precisa pesquisar por muitos termos, uma vez que este operador excluir resultados pouco relevantes. É muito útil também para encontrar possíveis pessoas que estejam copiando o seus textos sem a sua permissão.

Esperamos que este artigo seja sido útil a você, querido(a) leitor(a). Semana que vem estaremos de volta. Deixe o seu comentário ou pitaco, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Sobre a Agência CWS

Contamos com as melhores soluções em: Criação de Sites, divulgação em Redes Sociais e Google Adwords, Manutenção de Websites, Fotografia, desenvolvimento de E-Commerce e criação de conteúdo escrito para blogs. Solicite um orçamento hoje mesmo clicando no botão abaixo e seja atendido(a) rapidamente por um de nossos atendentes:

[button text="Solicite um Orçamento CWS" radius="10" link="https://agenciacws.com.br/orcamento/" target="_blank"]

Deixe um comentário