Semana passada, nós da Agência CWS fizemos um artigo muito especial com algumas dicas valiosas de como divulgar o blog da sua empresa. Agora, vamos conversar sobre o recheio de qualquer blog de relevância: o Marketing de Conteúdo ou Content Marketing em inglês. Neste artigo saiba, o que é Marketing de Conteúdo e para que ele serve. Vamos lá?
Os principais objetivos do marketing de conteúdo:
– Reconhecimento/ fortalecimento da sua marca;
– Liderança no mercado;
– Aumentar vendas a longo prazo;
– Geração de leads (potenciais clientes);
– Aumento da autoridade de sua empresa perante os concorrentes;
– Criar seguidores fiéis da sua marca.
Geração de conteúdo relevante
Marketing de conteúdo é a geração de conteúdo relevante. Ou seja, você gera e compartilha conteúdo com a finalidade de atrair e converter novos clientes. Conteúdo relevante, gratuito, com o intuito de fazer com que o seu público-alvo se envolva de forma profunda. Sua aplicação deve ser feita em blogs e redes sociais como o Facebook.
É uma estratégia de marketing que preza pela sutileza, feita para colher frutos a longo prazo, mas que principalmente se conecta intimamente com o gatilho mental da autoridade.
O que é Marketing de Conteúdo
Você deve ter se perguntado por que essa é uma estratégia de longo prazo. Bem, pelo simples fato de que ninguém vira uma autoridade em um assunto assim de repente. De fato, tudo começa com um blog. É através dele que você estará estruturando o futuro da sua campanha de marketing de conteúdo. Para isso, alimente o seu blog regularmente com artigos envolventes, ao passo que eles conversem com o público-alvo sobre tudo o que seja relacionado com aquilo o que sua empresa vende.
Como resultado, conforme o seu blog for crescendo em conteúdo e ganhando um bom arquivo de artigos, naturalmente fará com que potenciais clientes enxerguem você como um expert em sua área. Com isso, a sua fama de autoridade no mercado tende a aumentar. Quando o cliente se decidir em comprar, inegavelmente você será lembrado (a) primeiro, e não o seu concorrente.
Agregue valor ao conteúdo produzido por você
Para que a estratégia de marketing de conteúdo seja um sucesso em sua empresa, primeiro é preciso fazer com que o seu público-alvo perceba o valor do conteúdo oferecido por você. Sobretudo, ter engajamento é essencial, pois sem engajamento as chances de concretizar uma venda são mínimas. Para alcançar tal engajamento, em suma, crie o conteúdo que o seu público-alvo quer ler. Assim como acontece com um filme, uma música, um livro, quanto mais o público se identificar com algo, mais aquele conteúdo será compartilhado, lembrado e seguido.